Os cuidados com a pele vem se tornando uma prioridade para muitas pessoas. Porém, são tantos os produtos e as “regras” que podem ocorrer dúvidas sobre a ordem do skincare e quais produtos utilizar.

Por isso, entenda melhor qual a ordem do skincare e quais cuidados devem existir. Com isso, tenha melhores resultados para uma pele mais bonita e saudável. 

Porque é importante seguir uma ordem do skincare

Mesmo quem já tem uma rotina de skincare pode ter dúvidas sobre a ordem de produtos a ser utilizada. Porém, o uso na sequência certa também faz toda a diferença para os resultados. 

Isso porque um produto complementa o outro e, se utilizados na ordem “errada”, podem ter seus efeitos diminuídos. 

Além disso, é importante entender a ordem do skincare para conseguir os melhores resultados dos produtos ou evitar problemas futuros. Por exemplo, ter o rosto sensibilizado pelo uso de ácidos na ordem “errada”. 

O passo mais importante de todos, sem dúvida, é a limpeza da pele. É esse processo que retira todas as sujidades da pele e a prepara para receber os tratamentos posteriores. 

É preciso lavar ao acordar e à noite com sabonete facial, fazendo uma leve massagem em todo o rosto, principalmente na região dos poros, onde mais se depositam as sujeiras e poluição. 

Dicas gerais para o skincare

Um exemplo da importância da ordem do skincare para a rotina diurna é o uso de séruns antes do hidratante, pois são melhores absorvidos pela pele quando não há a barreira lipídica dos cremes, que podem diminuir seus efeitos. 

Por isso, de maneira geral, tanto de dia quanto à noite, os produtos mais finos, como séruns de hidratação, precisam ser aplicados antes de um produto em creme.

Quem tem pele oleosa pode escolher texturas em gel-creme para controlar a oleosidade e não deixar a pele com sensação pesada. 

O protetor solar é o último passo do skincare, por isso a pele precisa estar limpa e hidratada antes de utilizá-lo, para evitar surgimento de cravos e acnes.

Para potencializar ainda mais a proteção, os filtros solares com cor são uma ótima opção para criar uma barreira física e evitar manchas, além de uniformizar a pele. 

Os produtos essenciais de um skincare bem feito

Os produtos a serem utilizados em uma rotina de skincare podem variar muito de pessoa para pessoa. Principalmente em casos de acne, melasma, rosácea, dermatite, entre outras questões que podem acometer a pele do rosto. 

Por isso, é sempre indicado buscar ajuda de um profissional da área antes de escolher os seus produtos. Assim, você terá o respaldo de um profissional. Só assim é possível avaliar sua situação e indicar os melhores produtos para o seu caso. 

Mesmo assim, alguns produtos são considerados como “base” de qualquer skincare. Por isso, separamos uma lista com os produtos essenciais para quem quer começar hoje a fazer a rotina e a ordem do skincare da maneira correta. 

  • Demaquilante: para fazer a retirada da maquiagem depois de um dia cheio;
  • Sabonete facial: para limpeza do rosto, um dos passos mais importantes para ter uma pele saudável; 
  • Tônico: para reequilibrar o pH da pele, tendo uma ação calmante e reguladora; 
  • Sérum de tratamento ou hidratação: como ativos de vitamina C ou outros compostos que contribuem com a pele;
  • Hidratante facial: seja em creme ou em gel, é o que vai trazer e manter a hidratação na região por mais tempo; 
  • Protetor solar: imprescindível para qualquer pessoa, pois além de combater o câncer de pele, também evita o fotoenvelhecimento. 

Ordem do skincare diurno

A ordem do skincare depende de quais os produtos que serão utilizados. Caso tenha recomendação de um médico dermatologista ou esteticista, considere os produtos indicados pelos profissionais. 

Caso esteja construindo sua própria rotina, menos é mais! Muitas vezes uma rotina básica bem feita traz muito mais resultados do que utilizar inúmeros produtos na ordem errada. 

Para o skincare diurno, a melhor sequência é:

  • Limpeza: com sabonete próprio para o seu tipo de pele;
  • Sérum: de hidratação ou com ativos (como o de vitamina C); 
  • Hidratante: em creme ou em gel, para aumentar a barreira protetora de pele e reter a hidratação;
  • Protetor solar: com ou sem cor, em boa quantidade. Ele formará uma camada por cima dos produtos anteriores, por isso é o último passo do skincare;
  • Protetor solar com cor ou maquiagem: para proteção de luz visível. 

Ordem do skincare noturno

Na parte da noite, o ponto mais importante é retirar bem o que foi aplicado de dia e fazer uma boa limpeza.  

Só depois disso é que se utilizam os produtos de tratamento. Geralmente o skincare noturno é mais potente que o de dia. Isso porque, por não ter a luz solar, é possível utilizar ácidos de tratamento mais potente sem ocasionar manchas na pele. 

Assim, a ordem do skincare noturno mais recomendada é:

  • Demaquilar: ou seja, tirar a maquiagem ou o protetor solar aplicado. É indicado utilizar produtos à base de óleo, que derretem melhor a maquiagem; 
  • Limpeza com sabonete para o seu tipo de pele: precisa ser aplicado e massageado com atenção em todo o resto, pois é ele que vai desobstruir os poros e preparar a pele para os tratamentos;
  • Sérum de hidratação, hidratante em gel ou em creme: é hora de repor a hidratação perdida durante o dia e proteger a pele para os tratamentos seguintes;
  • Ácidos e outros tipos de tratamentos: como ácido glicólico ou secativos de espinhas.

Lembre-se de sempre esperar a absorção de um produto antes de aplicar o seguinte. 

Para quem gosta de máscaras faciais, é ideal aplicá-las após a limpeza com sabonete e, depois, aplicar o hidratante em gel ou creme, para manter seus ativos na pele por mais tempo.