Quando se fala em cuidados com a pele, todo mundo se lembra logo da face. Afinal, o rosto realmente necessita de uma quantidade de produtos e cuidados maior. Mas os seus cuidados com a pele do corpo estão sendo tomados com o mesmo afinco?

A pele do corpo é, muitas vezes, negligenciada na hora dos cuidados, sendo que muita gente nem ao menos usa um hidratante para ajudar a manter a barreira cutânea saudável. 

Você é uma dessas pessoas? Esperamos que não, mas, se for, trouxemos dicas, informações e produtos que podem te ajudar a cuidar melhor da sua pele do corpo, tanto quanto da do rosto!

Cuidado com a pele do corpo para inserir na rotina

Assim como a rotina de skincare facial, os cuidados com a pele do corpo também devem seguir uma rotina. 

Alguns dos cuidados com a pele do corpo precisam ser feitos diariamente, enquanto outros, podem ter uma frequência menor. 

Limpeza

Um bom banho é mais do que retirar sujidades da pele, a gente sabe, mas também é o momento de cuidar bem do nosso corpo. 

Diferente do que muita gente pensa, nem sempre aquele sabonete e esponja mais agressivos são as melhores opções. 

Isso porque podem acabar sensibilizando muito a pele, aumentando o ressecamento e causando lesões, mesmo que imperceptíveis a olho nu.  

Por isso, na hora do banho, opte por sabonetes hidratantes e suaves, e use esponjas macias, que não machuquem a primeira camada da pele.

Hidratação

Assim como a pele do rosto, o corpo também precisa ser hidratado diariamente. Você pode fazer isso em qualquer momento do dia, mas é interessante aproveitar o momento pós-banho para continuar com seu autocuidado. 

Além disso, depois do banho sua pele está úmida e o hidratante consegue criar uma barreira de proteção que mantém essa umidade na pele, aumentando ainda mais a sensação de pele macia. 

Para as áreas mais ressecadas, como cotovelos e joelhos, vale a pena utilizar um hidratante mais potente para trazer mais maciez. 

Para quem não gosta de passar hidratante, uma ótima dica é utilizar os óleos de banho depois do sabonete. Eles hidratam a pele e são muito práticos de utilizar. Mas nunca deixe de lado esse cuidado com a pele.

Proteção solar

Muita gente não sai de casa sem um bom protetor solar aplicado no rosto, mas quando se trata de cuidados com a pele do corpo, deixa esse passo de lado. 

Toda área do corpo que seja exposto à luz solar precisa estar bem protegido para evitar o envelhecimento precoce das células e, claro, o câncer de pele. E isso precisa ser feito diariamente.

Para quem não tem esse hábito, vale a pena começar a criá-lo. Para facilitar, uma dica é utilizar roupas que cubram mais o corpo, como camisas e quimonos. 

Esfoliação

A esfoliação é um passo que auxilia na renovação da pele, mas não deve ser feito diariamente. Apenas uma vez na semana já é o suficiente para retirar as células mortas sem agredir muito a pele. 

A esfoliação é feita com produtos de textura e são os elementos mais durinhos que causam o atrito na primeira camada da pele e retirando as células mortas presentes por ali.

Isso estimula a renovação celular, o que traz uma pele nova, mais macia e mais hidratada à tona. 

Além disso, essa esfoliação também ajuda a evitar problemas de foliculite, que acontecem muito por conta dessa camada de pele mais “velha” que atrapalha o crescimento dos pelos. 

Na hora de esfoliar, não é preciso ter força. Apenas o movimento suave já é capaz de fazer a esfoliação. E lembre-se de hidratar bem a pele depois. 

Dicas para evitar foliculite e pele ressecada

Foliculite e pele muito ressecada são duas das maiores reclamações quando se fala em cuidados com a pele. 

O ressecamento, além de deixar a região com o aspecto esbranquiçado e mau cuidado, também a deixa repuxando, com risco de criar machucados e alergias. Por isso a importância de manter a hidratação sempre. 

Vale lembrar que casos de dermatite, por exemplo, pedem ainda mais atenção. Inclusive, é indicado buscar atendimento médico para entender as causas e os tratamentos mais indicados. 

Para quem sofre com desidratação da pele:

  • use hidratante no corpo todo e logo após o banho;
  • prefira hidratantes cremosos, que formam uma barreira oclusiva na pele, evitando a perda da hidratação;
  • repasse o hidratante pelo menos 1 vez ao dia;
  • atenção com as partes mais ásperas e ressecadas;
  • consuma a quantidade de água indicada para você (cerca de 12 litros) diariamente. 

No caso da foliculite, o melhor cuidado é a esfoliação da região. É com a esfoliação que você irá retirar a camada superficial de células mortas, que dificultam o crescimento do pelo e levam à alergia. 

Nesse caso, sempre esfolie a região antes de fazer a depilação e também dias após, mas nunca no mesmo dia, para não causar sensibilidade. Esse cuidado simples, que pode ser feito no banho, já melhora muito a aparência da foliculite. 

9 hábitos e cuidados para melhorar a pele do corpo

Os cuidados com a pele do corpo, assim como a do rosto, estão relacionados com todos os outros hábitos que temos em nossa vida. 

A alimentação, o sono, a quantidade de água ingerida e muitos outros fatores podem influenciar na saúde da pele. Por isso, invista em bons produtos, mas também busque por hábitos mais saudáveis em sua rotina. 

  • beba pelo menos 2 litros de água diariamente, ao longo do dia;
  • coma frutas e vegetais para ter as vitaminas e nutrientes necessários;
  • busque uma alimentação mais saudável diariamente;
  • evite comer muitas frituras e gorduras;
  • tenha uma rotina de sono regrada para dormir melhor; 
  • troque fronhas e toalhas com regularidade para não contaminar a pele com bactérias e fungos; 
  •  mantenha uma rotina de autocuidado. 

Viu como é fácil ter cuidados com a pele do corpo em sua rotina? Conheça a linha Árago de cuidados corporais e encontre produtos de qualidade, com tecnologia específica, para ter uma pele cada vez mais bonita e saudável!