Você já ouviu falar sobre a técnica de Skin Cycling para cuidados com a pele? 

Na hora de fazer um skincare, existem muitas técnicas que podem ser utilizadas para conquistar uma pele bonita e saudável e uma rotina que vem chamando a atenção principalmente nas redes sociais é o skin cycling. 

Fazendo uma tradução, nada mais é do que fazer um “ciclo para a pele”, ou seja, mudar os produtos utilizados dentro de um período de tempo para criar um ciclo de renovação. 

Entenda a fundo o que é a técnica de skin cycling, quais são seus benefícios e como fazer!

O que é o Skin Cycling

A técnica de skincare skin cycling é uma abordagem que indica a rotatividade de produtos e tratamentos de cuidados com a pele ao longo de um período de tempo, com o objetivo de otimizar a saúde e aparência da pele.

A ideia por trás do skin cycling é que a pele precisa de diferentes ingredientes e tratamentos dependendo do momento para manter-se saudável e mais bonita esteticamente. 

Assim, cria-se uma rotina com alguns produtos e reinicia-se o ciclo depois de alguns dias. 

Os produtos utilizados em uma rotina de skin cycling básica são:

  • ácido esfoliante: glicólico ou mandélico, fazem uma esfoliação química na pele, eliminando a barreira de células mortas;
  • ácido retinóico: faz uma renovação celular e trata as células da pele profundamente, estimulando o colágeno, melhorando a textura e reduzindo as linhas finas; 
  • hidratante regenerador: para recuperação da barreira cutânea.

Sim, a técnica utiliza apenas três produtos principais, porém, quando combinados, conseguem trazer resultados mais do que satisfatórios para a aparência da pele.  

Os benefícios do Skin Cycling

A técnica de skin cycling tem como maior benefício a renovação celular da pele feita com segurança e sem tratamentos tão abrasivos. Com isso, a pele fica muito mais uniforme, o desejo de muita gente. 

Os principais benefícios do skin cycling são:

  • renovação celular sem agressão à pele;
  • rotina simples e eficaz;
  • menos textura na pele;
  • pele mais uniforme;
  • diminuição de linhas finas e rugas;
  • diminuição da aparência dos poros;
  • resultados a curto prazo. 

Ou seja, o principal objetivo é conquistar uma pele mais bonita esteticamente, mas sem comprometer a saúde da pele. Por isso a importância de se utilizar um hidratante regenerados depois dos ácidos.

Enquanto os ácidos preparam a pele e fazem um tratamento mais profundo, o hidratante volta para recuperar a barreira cutânea da pele. 

O Skin Cycling é para você?

O skin cycling conta com vários benefícios, mas será que essa técnica é indicada para todo mundo? Para descobrir se a técnica é para você, é preciso levar alguns pontos em consideração antes de aderir. 

O primeiro deles é entender a tolerância da sua pele com os ácidos. Afinal, eles são os principais ativos da técnica. Gestantes, por exemplo, não podem fazer o uso de produtos sem indicação, por isso, procure sempre um dermatologista. 

Pele sensível 

Pessoas com pele sensível precisam prestar mais atenção com os ácidos utilizados e escolher aqueles que não machuquem a pele, deixando-a muito avermelhada. 

Além disso, para quem tem a pele muito sensível, uma dica é espaçar mais a retomada do ciclo. Ou seja, fazer mais dias de recuperação da pele antes de utilizar os ácidos novamente. 

Isso garante um processo mais seguro para quem sofre com uma pele mais sensível e que se machuca facilmente. 

Pele com acne

Quem tem acne na pele precisa de cuidados redobrados com o que utiliza no rosto, pois dependendo do produto utilizado, as inflamações podem piorar.

Por isso, pessoas com acne devem sempre fazer tratamento com indicações de dermatologistas, pois todo produto adicionado na rotina pode fazer a diferença, seja positiva ou negativamente. 

Vale dizer que se você já tem uma rotina de skincare que funciona ou já segue indicações de um dermatologista. É melhor continuar com os cuidados que já está acostumado. 

Caso tenha dúvidas sobre como fazer ou tenha algum tipo de questão com a pele, também procure um profissional qualificado. 

Como fazer o Skin Cycling 

Agora que você já sabe o que é o skin cycling, vamos entender como aplicar a técnica na sua rotina? 

Ciclo de 4 ou 5 dias 

O ciclo proposto pelos profissionais dura entre quatro a cinco dias.

1º dia: utilizar o ácido glicólico em todo o rosto e pescoço, evitando as regiões ao redor dos olhos. Esse ácido faz a esfoliação química da pele, retirando a primeira camada de células mortas e preparando a pele para tratamentos. 

2º dia: utilizar o ácido retinóico (retinol), que faz um tratamento profundo nas células, melhorando a textura, a firmeza e a uniformidade. Também ajuda na síntese de colágeno e diminui e combate a aparência das linhas finas e rugas. 

3º dia: hidratar bem a pele com um hidratante regenerador, que vai reconstruir a barreira cutânea da pele, deixando protegida novamente, depois de dois dias seguidos de produtos mais abrasivos.

4º dia: dia do hidratante novamente, pois a barreira cutânea demora um tempo para se recuperar completamente.

Caso perceba que sua pele ainda está sensível, é indicado adicionar mais um dia de hidratação antes de retomar a esfoliação. Lembre-se também de observar bem os resultados na pele, pois cada pessoa reage de uma maneira. 

Cuidados diários 

O skin cycling é uma técnica, mas não significa que os cuidados diários serão deixados de lado. 

Como faz a utilização de ácidos, o skin cycling deve ser feito sempre no período noturno, pois os ácidos não devem ser utilizados na luz do sol, como segurança. 

E, durante o dia, os cuidados devem se manter:

  • limpeza com um sabonete facial para o seu tipo de pele;
  • hidratante facial para o seu tipo de pele; 
  • protetor solar diariamente, sempre. 

Cuidar bem da saúde da sua pele é um hábito com resultados a curto prazo, mas, principalmente, a longo prazo. Os cuidados que você tem hoje serão percebidos cada vez mais no futuro. 

Gostou de conhecer mais sobre a técnica de skin cycling? Confira os produtos Árago ideias para você começar seu ciclo de cuidados!