A acne é uma condição comum da pele que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Considerada um dos três principais problemas estéticos do mundo, ela é um incômodo e tanto para a pele. Embora possa ser uma fonte de frustração e desconforto, existem várias opções de tratamento disponíveis com ativos para acne. 

Hoje, as principais formas para tratar a acne vêm da tecnologia cosmética e, dentre as diversas opções, o ácido salicílico, o acneol e a nano prata são três ativos que destacamos como muito eficazes para atenuar as inflamações e as consequências da acne. Mas também existem outros que podem contribuir com os tratamentos. 

Causas da acne: entendendo para tratar

Para saber como cuidar da sua pele com acne, é preciso entender, antes de tudo, os motivos para que ela surja, que são multifatoriais. 

Ou seja, não é apenas um fator que pode causar a acne e, sim, vários combinados. Entre eles estão os fatores hormonais, de estresse, genéticos e também de limpeza, entre outros. 

Essas disfunções aumentam a hiperatividade das glândulas sebáceas, o que causa a acne. Seja em forma de comedões (conhecidos como cravos) ou pústulas (conhecidas como espinhas), o problema demonstra como os hormônios precisam de equilíbrio.

No entanto, depois do problema instalado, é preciso cuidar. Dermocosméticos formulados com ativos específicos para tratar a acne são as melhores opções para não agredir a pele já inflamada e para perdurar os resultados no pós-tratamento.

Além disso, o uso de produtos na sua rotina de cuidados vai ajudar na prevenção da disfunção, unidos com hábitos alimentares saudáveis e uma boa rotina de limpeza facial.

Os principais ativos para acne

Os ativos contra a acne têm diferentes propriedades que ajudam a esfoliar a pele, reduzir a obstrução dos poros, matar as bactérias que causam a acne e reduzir a vermelhidão e a inflamação. 

Assim, são ativos que, combinados, conseguem ajudar na diminuição das inflamações e na limpeza dos poros, evitando que novos cravos e espinhas surjam. 

Além disso, vale lembrar que é preciso manter uma rotina de cuidados com a pele diariamente: com limpeza, hidratação e proteção solar. Sem essa rotina básica, os tratamentos contra a acne demorarão muito para surtirem efeito. 

Vamos conhecer quais são os principais ativos contra a acne!

Acneol

Um blend de ativos formado por oligozinco, silício orgânico, ácido salicílico, extrato de aloe acácia, extrato de lúpulo, melaleuca e enxofre biossolúvel. Todos esses compostos se unem em ações adstringente, anti-inflamatória, bactericida, secativa e reguladora da produção de sebo.

Nano prata

O mecanismo de ação das nanopartículas deve-se aos íons de prata que causam a precipitação de proteínas e agem diretamente na membrana citoplasmática da célula bacteriana, exercendo ação bactericida imediata e ação bacteriostática residual.

Ácido Salicílico

O ácido salicílico é um ingrediente comum em muitos produtos de cuidados da pele para acne. É um ácido beta-hidroxi que ajuda a esfoliar a pele e a reduzir a obstrução dos poros. Também tem propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar a reduzir a vermelhidão e a inflamação associadas à acne.

Peroxido de Benzoíla

O peróxido de benzoíla é outro ingrediente comum em produtos para acne. É um agente antimicrobiano que ajuda a matar as bactérias que causam a acne. Também tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a reduzir a vermelhidão e a inflamação.

Retinoides

Os retinoides são um grupo de compostos derivados da vitamina A. Eles ajudam a regular o crescimento das células da pele e a prevenir a obstrução dos poros. Também têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir a vermelhidão e a inflamação associadas à acne.

Ácido Azelaico

O ácido azelaico é um ingrediente que tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Ele ajuda a matar as bactérias que causam a acne e a reduzir a vermelhidão e a inflamação.

Ácido Glicólico

O ácido glicólico é um ácido alfa-hidroxi que ajuda a esfoliar a pele e a reduzir a obstrução dos poros. Também ajuda a melhorar a textura e a aparência geral da pele.

Niacinamida

A niacinamida é uma forma de vitamina B3 que tem propriedades anti-inflamatórias. Ajuda a reduzir a vermelhidão e a inflamação associadas à acne e pode ajudar a melhorar a aparência geral da pele.

Ou seja, existem muitos ativos disponíveis para combater a acne. Ao escolher um produto para acne, é importante procurar por ingredientes ativos que sejam adequados para o seu tipo de pele e que possam ajudar a tratar os sintomas da acne.

Conheça a linha completa da Árago para cuidados com a Acne!