As celulites são uma das maiores reclamações estéticas, principalmente pela dificuldade em combatê-las e diminuir sua aparência. Existem vários tratamentos estéticos indicados, inclusive a automassagem para reduzir celulites.  

A automassagem é um procedimento que, como o nome sugere, pode ser feito em si mesmo e traz inúmeros resultados a curto e longo prazo. Combinado com outros tratamentos estéticos e cuidados, é possível diminuir muito a aparência das celulites.

Para fazer a automassagem, é preciso se atentar a alguns cuidados para ter mais efeitos e não se machucar. Atenção aos movimentos e a escolha de um bom creme fazem toda a diferença, como veremos a seguir. 

Mas, primeiro, vamos entender melhor sobre a celulite e suas causas!

Por que as celulites se formam? 

A celulite são aqueles “furinhos” que aparecem na superfície da pele, principalmente em regiões como coxas e glúteos. É causada, principalmente, pelo acúmulo de gordura logo abaixo da pele, que causam ondulações perceptíveis e dão a aparência de furinhos. 

Porém, outros fatores também podem aumentar a chance delas aparecerem, como a má circulação sanguínea e a genética. Por isso, é considerada multifatorial. Mesmo assim, quanto menos gordura no local, menos ondulações. 

A celulite não é considerada um problema de saúde, mas é vista como um sinal de que a região merece atenção. Seja por tratamento estéticos ou autocuidado, muita gente busca maneiras de diminuir sua aparência. 

Tipos de celulite

Nem toda celulite é igual. Na verdade, ela pode ser dividida em tipos de acordo com sua aparência, quantidade de gordura e inflamação da região. 

Saber qual o tipo da sua celulite é importante para entender quais os tratamentos e podem ajudar e como combinar autocuidado com mudança de hábitos 

  • Grau 1: não tem ondulações aparentes, apenas ao comprimir a região.
  • Grau 2: pequenas ondulações já são perceptíveis mesmo sem a compressão da pele. 
  • Grau 3: as ondulações já ficam bem perceptíveis naturalmente. 
  • Grau 4: quando as ondulações e os furinhos são maiores e praticamente não há região lisa. A celulite pode ficar mais resistente, pode haver inchaço e uma aparência “acolchoada”, até com comprometimento da circulação. 

De maneira geral, os dois primeiros graus são os mais fáceis de tratar, pois a aparência já é menor e indica que a gordura está acumulada, mas não em grandes quantidades. 

Os dois últimos tipos já merecem uma atenção um pouco maior, combinando automassagem e mudanças de hábitos com tratamentos estéticos. Assim, você consegue mudanças significativas em menos tempo 

Automassagem: passo a passo para reduzir as celulites

A automassagem é um cuidado que pode ajudar muito na diminuição da aparência das celulites, pois diminui o inchaço e ajuda na circulação sanguínea, diminuindo as ondulações. Veja o passo a passo de como fazer e inclua na sua rotina uma vez por semana!

 

  • Higienize bem a pele e faça uma esfoliação

 

Antes de qualquer massagem é importante ter a pele bem higienizada e esfoliada. A esfoliação retira a camada de pele morta que ainda está sobre o corpo. Isso faz com que os produtos sejam melhor absorvidos pela pele. 

Além disso, também ajuda na ativação da circulação sanguínea em todo o corpo e facilita os movimentos da automassagem, pois estará mais macio. 

 

  • Escolha um creme termoativo

 

Os produtos termoativos são aqueles que contém ingredientes que estimulam a circulação sanguínea da região. Como um dos fatores da celulite é justamente esse, a circulação comprometida, os termoativos conseguem melhorar a aparência da região. 

Procure por produtos com cafeína, um dos ativos com melhor custo-benefício e mais seguros dentro do mercado dos cosméticos. O creme SlimForce é uma opção, assim como o POP Shock, com pimentas e arruda. 

 

  • Faça movimentos de baixo para cima, com média intensidade

 

Agora, começando a massagem, é importante sempre fazer os primeiros movimentos de baixo para cima, com média intensidade. Comece pelas panturrilhas, massageando o local na direção do joelho.

Faça movimentos longos e mais lentos, passando pelo menos 10 vezes no mesmo local. Isso é o que garante a ativação da circulação sanguínea e a redução do inchaço e da retenção. 

Depois, faça o mesmo movimento na região das coxas até o quadril. Como é a região com maior quantidade de celulite, faça mais repetições. Continue com os movimentos lentos e mais longos. 

Sempre adicione mais creme enquanto faz a massagem, para que os movimentos fiquem fluidos. 

 

  • Faça movimentos circulares na região das coxas e glúteos

 

Focando agora na região em que há mais quantidade de celulites, continue fazendo movimentos circulares nas regiões das coxas, com intensidade um pouco maior e sempre direcionando para cima. Pode usar tanto as mãos quanto os nós dos dedos. 

Faça o mesmo nos glúteos, aumentando a intensidade e fazendo movimentos circulares, para ativar a circulação e diminuir a aparência ondulada. Lembre-se de sempre adicionar mais creme se necessário. 

E atenção: os movimentos não devem causar dor, apenas precisam ser sentidos com intensidade. 

 

  • Use rolos ou escovas  de massagem 

 

Para finalizar, passe rolos ou escovas de massagem por toda a região, também de maneira intensa. Esse é o melhor jeito de levar à ativação da circulação sanguínea periférica, além de ajudar a diminuir a retenção de líquidos. 

As escovas de massagem podem ser utilizadas com mais frequência, duas vezes na semana, e fazem toda a diferença tanto na circulação quanto na esfoliação da pele. Use sempre um hidratante após esse processo. 

5 dicas para diminuir as celulites

Como vimos, a celulite é algo multifatorial, mas a principal razão para seu surgimento é o acúmulo de gordura na região. Por isso, uma das melhores maneiras de diminuir essas ondulações na pele é combinar tratamentos estéticos com mudança de hábitos. 

Ao fazer isso, você aproveita todos os efeitos que um tratamento estético oferece enquanto busca a diminuição da gordura localizada e melhora seus hábitos, garantindo que as celulites não retornem. 

Algumas das dicas para diminuir a celulite são:

  1. ter uma alimentação mais equilibrada e com menos gordura;
  2. diminuir o consumo de sal, que causam inchaço e aumenta a aparência das celulites;
  3. estimular a circulação sanguínea da região, com massagens; 
  4. ingerir mais água, combatendo a retenção de líquidos;
  5. praticar exercícios físicos regularmente, focando em diminuir a porcentagem de gordura no corpo. 

Todo e qualquer cuidado estético deve vir acompanhado dos cuidados com a saúde também. Assim, você garante melhores resultados a curto e longo prazo!

Agora que você já sabe fazer automassagem para reduzir as celulites, veja toda a nossa linha de cremes hidratantes potencializadores!