A celulite é um incômodo para muita gente e saber como tratar a celulite é importante para manter a pele saudável.

 Para diminuir a aparência dos “furinhos” na pele, tanto cuidados em casa quanto tratamentos com esteticistas e dermatologistas podem ajudar. 

Veja algumas dicas para colocar em prática e diminuir a aparência das celulites!

Primeiro, o que é a celulite? 

A celulite é o nome popular da lipodistrofia ginoide, que é basicamente o nome dado ao acúmulo de gordura logo abaixo da pele. Quanto mais gordura está presente ali, mais perceptível fica a aparência da celulite.

As ondulações na pele, assim como “furinhos”, formam a aparência de celulite, que incomoda tanta gente e que faz com que muita gente procure como tratar a celulite. 

Apesar de ser vista como um problema, a celulite em si não é uma doença. Na verdade, é apenas um sinal de que a porcentagem de gordura de uma pessoa pode estar acima do normal, pelo menos naquela região.

Dessa maneira, é apenas uma questão estética, mas que incomoda muita gente. É mais comum em mulheres do que em homens, pois geralmente acumulam mais gordura nas regiões dos glúteos e das coxas, onde as ondulações são mais perceptíveis. 

Essas regiões estão mais suscetíveis ao aparecimento de celulites pois estão sob influência do hormônio feminino estrógeno, que contribui para o acúmulo de gordura na região. Mas a celulite também pode surgir na região do abdome, braços e nuca. 

Vale lembrar que a celulite não está necessariamente ligada à obesidade. Mulheres que estão dentro do seu peso ideal também podem ter celulite, pois acumulam gordura da mesma maneira.

Tipos de celulite

É possível mapear a celulite por grau. Isso é importante pois cada um dos graus exige um tipo de atenção e de tratamento para diminuir a aparência das celulites.

  • Grau 1: não tem ondulações aparentes quando não há compressão. Porém, ao sentar ou comprimir a região, elas aparecem.
  • Grau 2: pequenas ondulações e furinhos já se tornam perceptíveis mesmo sem a compressão da pele. 
  • Grau 3: as ondulações já ficam bem perceptíveis. 
  • Grau 4: quando as ondulações e os furinhos são maiores e praticamente não há região lisa. A celulite pode ficar mais resistente, pode haver inchaço e uma aparência “acolchoada”, até com comprometimento da circulação. 

De maneira geral, quanto maior o grau das celulites, mais tratamentos precisam ser feitos, pois as ondulações já são maiores. Mas é possível diminuir bastante a aparência com tratamentos e cuidados específicos. 

Por que a celulite aparece? 

Mas, afinal, porque a celulite aparece? Por que algumas pessoas têm mais celulite do que outras?

Como vimos, a celulite é um sinal de acúmulo de gordura abaixo da pele, dando a aparência de ondulações. 

Assim, o principal motivo para o seu aparecimento é ter uma quantidade de gordura acima do normal em alguma região. Mas como essa gordura se acumula?

Existem diversos fatores para isso. Como vimos, os hormônios femininos contribuem muito com isso e, por isso, é algo que aparece na grande maioria das pessoas. 

Mas por que algumas mulheres têm mais celulite do que outras, por exemplo? 

Alguns fatores podem potencializar o surgimento das celulites, como:

  • genética: é comum que essa facilidade em acumular gordura tenha fator genético, contribuindo com o aparecimento da celulite; 
  • alterações hormonais: hormônios femininos desregulados podem trazer diversas consequências para a saúde e para a estética, sendo a celulite apenas um deles; 
  • problemas circulatórios: pessoas que passam muito tempo sentadas ou em pé podem ter mais chance de desenvolver as celulites, assim como pessoas que já têm algum tipo de problema circulatório;
  • não praticar atividades físicas: além de ajudar no combate ao acúmulo de gordura, também auxilia na circulação. Por isso, esse é um fator importante para o aparecimento das celulites. 

6 dicas de como tratar a celulite

É muito importante entender que tratar a celulite é algo que depende de diversos fatores, que envolvem tanto os cuidados pessoais quanto os tratamentos com especialistas. 

Quem se incomoda com as celulites precisa ter em mente que o tratamento delas é uma combinação de bons hábitos e de tratamentos que auxiliam na diminuição do tecido gorduroso na região, diminuindo a percepção. 

Por isso, as dicas a seguir podem ser feitas tanto nos cuidados diários quanto em tratamento com esteticistas ou com dermatologistas. 

Praticar exercícios físicos

Movimentar o corpo evita o acúmulo de gordura acima do normal e contribui com o ganho de massa magra, muito importante para acabar com a aparência da celulite. Além disso, também ajuda na circulação sanguínea. 

Tomar pelo menos 2 litros de água por dia

A água ajuda a manter o corpo hidratado e combater a retenção de líquidos, algo que salienta ainda mais a aparência das celulites. Por isso, manter o corpo hidratado é muito importante para diminuir a aparência. 

Hidratar bem a região

Outro fator que faz toda a diferença nas celulites é manter a pele hidratada. Uma pele mais saudável e viçosa aparenta menos textura, além do próprio movimento feito com a mão ajudar a reduzir a aparência dos furinhos. 

Radiofrequência

A radiofrequência é um tratamento feito por esteticistas e dermatologistas e tem como objetivo deixar a pele mais uniforme. Faz isso auxiliando na produção de novas fibras de colágeno, dando mais firmeza na pele e diminuindo a aparência das celulites. É um dos mais indicados para o tratamento. 

Massagem modeladora

A massagem modeladora também é ótima para quem deseja diminuir a aparência das celulites. Por ser ótima para redução de medidas a longo prazo, é possível deixar a região com celulites mais uniformes, sem tantas ondulações. É possível procurar por profissionais especializadas na massagem para redução de celulites

Drenagem linfática

A drenagem linfática é um tipo de massagem que tem como objetivo ajudar no fim da retenção de líquidos. Como vimos, isso é muito importante para a aparência da celulite. Por isso, quem sofre com a retenção pode fazer a drenagem linfática com mais frequência e diminuir bastante a aparência das ondulações. 

Viu como tratar as celulites é algo que pode ser feito com paciência e foco, sem perder a saúde do corpo e da pele para isso?

Confira uma lista de produtos da Árago para você potencializar esses tratamentos!