O protetor solar é item obrigatório na rotina de cuidados com a pele para qualquer pessoa. Mas o que muita gente não sabe é que existe uma quantidade mínima necessária para que ele cumpra sua função. Você sabe qual quantidade de protetor solar utilizar?

Entenda melhor como o protetor solar funciona e porque é importante se atentar a quantidade utilizada. 

Como o protetor solar funciona

O protetor solar tem como principal função bloquear os raios solares que chegam até a pele. De maneira geral, existem 2 tipos de radiação relacionadas com o uso deste produto: 

  • infravermelha, relacionada ao calor; 
  • raios ultravioletas (UV), que interagem com as células do corpo;
  • raios UVA, um tipo de raio ultravioleta, aquele que influencia na produção de vitamina D e na melanina (bronzeamento), assim como no envelhecimento da células;
  • raios UVB, também do tipo UV, é o grande causador de danos na pele que podem se manifestar como câncer de pele;
  • raios UVC, o mais nocivo de todos, mas são bloqueados pela camada de ozônio. 

Os protetores solares agem no combate aos raios ultravioletas, ou seja, o UVA e o UVB, por isso são aliados tanto no combate ao câncer de pele quanto na manutenção da saúde das células, evitando a aparência envelhecida. 

A maneira como fazem isso pode variar. Existem tanto os protetores químicos quanto os físicos. Os primeiros agem retendo e absorvendo os raios em sua composição para que não sejam absorvidos pela própria pele. 

Os protetores físicos, também os mais comuns, funcionam criando uma barreira em cima da pele, evitando que os raios solares entrem em contato com a pele. Dessa maneira, são rebatidos e não chegam às células. 

O Fator de Proteção Solar, ou FPS, indicado nas embalagens é um índice que determina quanto tempo a pessoa pode permanecer no sol sem que a pele fique vermelha por conta dos raios UV. 

Na prática, indica o tempo de proteção total de um protetor. Quanto maior o FPS, mais tempo o protetor consegue cumprir sua função da maneira correta. 

Qual a quantidade de protetor solar utilizar

Para que seja possível criar essa barreira protetora na pele, a quantidade de produto aplicado precisa ser abundante. Ou seja, nada de aplicar duas gotinhas de protetor e achar que é o suficiente para a sua proteção. 

A quantidade de protetor solar indicada é de 2 a 3 ml de produto, considerando rosto, pescoço e colo. Isso é o equivalente a 1 colher de chá de filtro solar.

Para conseguir medir essa quantidade na rotina, uma das maneiras mais rápidas e práticas é a de “3 dedos”. Com essa técnica, a pessoa preenche 3 dedos da mão com o protetor solar, sendo essa a quantidade ideal para conseguir a proteção indicada pelo protetor solar. 

Outro ponto é  não passar todo o protetor de uma só vez. O ideal é dividir em camadas para tornar a aplicação mais confortável. Assim, passe “um dedo” de cada vez. 

Pela necessidade de formar uma barreira física na pele, também não é indicado espalhar demais o protetor solar no rosto e no corpo. Afinal, se a barreira ficar muito fina, não conseguirá formar um bloqueio em cima da pele. 

Assim, o ideal é aplicar aos poucos, sem espalhar tanto, apenas o suficiente para tirar a aparência de protetor solar.

Dicas para passar o protetor solar

Na hora de passar seu protetor solar (o que deve ser feito todos os dias), considere:

  • todo o rosto;
  • orelhas;
  • pescoço (tanto na frente quanto a nuca);
  • colo;
  • cabeça (pessoas sem cabelo). 

A quantidade indicada é para todas essas regiões. Assim, se alguma delas for ficar coberta, não é preciso se preocupar com ela, diminuindo a quantidade. 

Outro ponto muito importante é a reaplicação. É preciso lembrar que a barreira criada vai se desfazendo e que o próprio protetor perde seu efeito com o tempo. 

O indica é fazer a reaplicação a cada 3 horas, caso fique muito exposto ao sol, ou mais 1 vez ao dia se permanecer em locais fechados, sem contato direto com uma janela, por exemplo. 

A importância de usar protetor solar diariamente

Os raios ultravioletas, tanto UVA quanto UVB, são os grandes vilões da saúde da pele e do envelhecimento. Utilizar protetor solar diariamente é a única maneira de se proteger contra eles e evitar problemas como o câncer de pele, que acontece por conta da reação química causada pelo raio UVB na pele. 

O câncer de pele é o mais comum no Brasil e no mundo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Pessoas que trabalham em áreas externas, com contato direto com os raios solares, precisam estar sempre protegidas, pois essa é a única maneira de se proteger desse tipo de câncer. 

O envelhecimento da pele também é uma preocupação válida. Os raios UVA, que são os responsáveis pelo bronzeamento, causam uma reação química na pele, envelhecendo-a e ressecando-a. 

A longo prazo, isso significa uma aparência cada vez mais envelhecida da pele, algo que é irreversível. Por isso, apenas o protetor solar aplicado corretamente consegue evitar esse envelhecimento precoce e manter a aparência das células . 

Opções da Arago

Agora que você viu qual a quantidade de protetor solar ideal para proteger sua pele, conheça algumas opções da Árago:

  • Protetor Solar Clareador FPS45: com toque seco, auxilia no clareamento e equaliza a tonalidade da pele. Ajuda a evitar o risco de radiação UV e o envelhecimento precoce cutâneo;
  • Protetor Solar Gel-creme FPS 30 Oil free: toque seco, não oleoso, tem filtros de alta performance e ativos que hidratam e oferecem ação antioxidante e protetora. Devido a sua altíssima proteção solar UVB/UVA de 98,1%;
  • BB Cream HidraColors FPS 50: toque seco com textura gel-creme e protetor solar com FPS 50 de alta proteção UVA e UVB, ideal para peles com tendência a manchas ou com melasma;
  • BB Stick HidraColors FPS 65: é uma base tonalizante com proteção solar FPS 65, garantindo cuidado extremo para a pele no dia a dia. Além da praticidade, também é muito importante para pessoas com melasma, pois cria essa barreira a mais contra a luz.

Lembre-se de usar a quantidade de protetor correta todos os dias e reaplicar o produto no meio da rotina, para garantir máxima proteção! Conheça todos os nossos produtos com proteção solar!