Você já notou manchas escuras no seu rosto, mesmo sem ter tido alguma inflamação ou ficado muito exposta ao sol? Se sim, pode ser que você esteja com melasma. Mas o que é isso e como uniformizar a pele? Veja em nosso Guia do Melasma!

O que é o melasma?

O melasma é uma condição de pele caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras e irregulares na pele, geralmente no rosto, principalmente nas bochechas, na testa e no buço. Também pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como o pescoço e os braços. É bastante comum e aparece por diferentes razões.

Essas manchas são geralmente marrom-acinzentadas e têm bordas irregulares, o que aumenta a impressão de que a pele está “manchada”.  É muito comum depois dos 30 anos, mas também pode surgir antes disso. 

Além disso, atinge principalmente mulheres, por diversas razões, sendo a questão hormonal a principal delas. Para se ter ideia, é algo muito comum durante a gravidez, quando o organismo está com uma maior quantidade de hormônios. 

Causas do melasma

Não existe uma causa exata para o melasma, mas sim uma combinação de fatores que podem facilitar o aparecimento das manchas. 

Os fatores que podem levar ao surgimento do melasma são:

  • fatores genéticos;
  • exposição excessiva ao sol;
  • falta do uso de protetor solar;
  • hormônios;
  • alta sensibilidade da pele;
  • alta produção de melanina (pigmentação). 

A exposição ao sol é um fator de risco importante, uma vez que a radiação ultravioleta (UV) do sol pode estimular a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Isso, combinado com uma propensão a alta pigmentação, pode causar o melasma. 

Além disso, hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, parecem desempenhar um papel na ocorrência do melasma, visto que muitas mulheres desenvolvem a condição durante a gravidez, quando os níveis desses hormônios estão elevados.

Ou seja, evitar o melasma é algo que depende de diversos cuidados, sendo a proteção solar o maior deles. Porém, se a causa for hormonal, durante a gravidez, é preciso ter um acompanhamento especial com um dermatologista. 

Isso porque muitos ativos de pele são proibidos durante a gestação e os cuidados contra o melasma precisam ser seguros, o que só pode ser indicado por um médico.  

Prevenção do melasma

Embora não seja possível prevenir completamente o melasma, existem medidas para reduzir o risco de desenvolver a condição ou agravá-la. Aqui estão algumas dicas importantes:

  • proteja sua pele do sol: a exposição ao sol é um dos principais fatores desencadeantes do melasma, portanto, é fundamental proteger sua pele dos raios UV. Use um protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados e reaplique durante o dia;
  • use roupas de proteção: quem trabalha ao ar livre também precisa pensar em roupas de proteção, principalmente acessórios que cubram o rosto. Use chapéus de abas largas, óculos de sol e roupas de manga longa para proteger sua pele do sol;
  • tenha cuidado com os produtos para a pele: alguns produtos para a pele, como loções e cremes com fragrâncias e ingredientes irritantes, podem agravar o melasma. 

Porém, como vimos, o surgimento do melasma é multifatorial. Por isso, caso as manchas persistam ou apareçam mesmo com esses cuidados, é preciso ter ajuda profissional para entender o caso.

Como tratar as manchas de melasma

Sendo causada por multifatores, seu tratamento também varia muito de pessoa para pessoa. 

O principal foco do tratamento contra manchas de melasma é despigmentar a área, ou seja, diminuir o contraste entre a região da mancha e o resto do rosto. Em outras palavras, uniformizar a pele. 

Isso pode ser feito de diversas maneiras, tanto com produtos de skincare quanto com tratamentos estéticos.

Cremes clareadores

Existem cremes clareadores disponíveis no mercado que podem ajudar a reduzir a aparência do melasma. Esses cremes geralmente contêm ingredientes como ácido mandélico, glicólico ou retinol, que ajudam a inibir a produção de melanina concentrada.

É importante lembrar que esses cremes podem levar semanas ou meses para começar a fazer efeito. Afinal, a despigmentação de um local é algo difícil e que precisa ser feito com cuidado. 

Peeling químico

Os peelings químicos podem ser uma opção de tratamento eficaz para o melasma. Durante o procedimento, um ácido é aplicado na pele para remover a camada superior e estimular a regeneração da pele. Isso pode ajudar a clarear as manchas do melasma. 

O peeling químico é um procedimento comum, mas não deve ser feito durante a gestação. Além disso, é indicado utilizar sempre produtos seguros ou fazer o procedimento com uma esteticista. 

Laser para manchas

Também deve ser feito apenas por profissionais qualificados. Durante o procedimento, um laser é direcionado para as áreas afetadas da pele, quebrando a melanina em pequenas partículas que podem ser absorvidas pelo corpo. 

Isso pode ajudar a clarear as manchas do melasma. É importante lembrar que o tratamento a laser pode ser caro e pode exigir várias sessões. Também não pode ser feito durante a gestação. 

Uso de protetor solar

Claro, essa etapa não poderia ficar de fora! O protetor solar é o melhor amigo de quem quer uma pele saudável, sem manchas e sem linhas de expressão. Por isso, é conhecido como o principal produto de skincare. 

De nada adianta fazer todos os tratamentos anteriores se, no dia a dia, você não utilizar o protetor solar, que garante que o sol não crie a pigmentação na pele. Por isso, se sofre com melasma, opte por protetores com FPS alto e sempre reaplique durante o dia. 

Conheça produtos específicos para clarear manchas de melasma de forma segura e responsável!