A acne é uma condição que atinge grande parte da população, sem estar restrita à idade, tipo de pele, hábitos ou outros fatores. Muito mais do que uma questão de estética, a acne pode tornar-se um problema com complicações sérias, se não bem tratada. Já demos dicas de produtos para tratar a Acne em posts anteriores. Como se não bastasse, a acne também pode dar origem a um outro problema: cicatrizes. E é sobre como prevenir-se delas que vamos falar.

Causas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem toda cicatriz de acne surge porque alguém resolveu “espremer” ou “cutucar” uma espinha ou pústula. Alguns tipos de inflamação ocorrem de forma profunda na pele, o que pode facilitar a formação de marcas e cicatrizes. Você já sabe que a acne é um tipo de inflamação, certo? O que muitas pessoas não sabem é que essa inflamação pode acontecer em uma camada mais profunda ou mais superficial da pele. Quando ela surge em uma camada superficial, o corpo tem mais facilidade para liberar o líquido formado como resultado dessa inflamação.

Em alguns casos, porém, esse processo ocorre em uma camada mais profunda da pele e o corpo tem mais dificuldade em liberar o pus formado durante o processo inflamatório. Esse pus contém enzimas que o corpo produziu para proteger-se da inflamação. Quando essas enzimas entram em contato com células saudáveis, ocorrem diversas lesões na área. A pele, então, começa a regenerar-se e é aí que surgem as marcas e cicatrizes. Mas e como prevenir-se desse processo?

1. Previna a acne

Sim, parece uma etapa óbvia, mas se você apresenta espinhas e pústulas muito profundas, é recomendado que busque tratamento dermatológico. Dependendo do nível de acne, o tratamento pode incluir injeções de cortisona, remédios via oral, cremes e loções prescritas. Se não sabe identificar seu grau de acne, nosso ebook pode ajudar! Na dúvida, busque sempre acompanhamento médico, ok?

2. Reduza a inflamação

Muitas marcas ocorrem da inflamação acneica. Sendo assim, quanto menor a inflamação, menores as chances de desenvolver marcas e cicatrizes. Qualquer processo mais agressivo na pele – como esfoliação ou utilização de produtos que deixem a pele sensível – pode causar o efeito inverso e aumentar a inflamação. Uma das formas é usar água! Você pode utilizar água termal, bruma ou água mineral. Elas possuem magnésio, um mineral que ajuda a diminuir a irritação da pele. Existem outros produtos dermocosméticos que ajudam e muito a diminuir a inflamação. Nós criamos um sabonete com Nano Prata que ajuda a limpar e acalmar a pele.

3. Não aperte, cutuque ou esprema nenhuma espinha.

Ao tentar espremer uma espinha, é possível que você esteja liberando diversas substâncias no tecido cutâneo. E é exatamente isso que devemos evitar! Se a aparência da espinha incomodar muito, você pode usar um dos diversos produtos no mercado que funcionam como maquiagem e também ajudam a tratar a acne. Procure o que mais adequa-se à tonalidade da sua pele e não sinta-se inseguro para sair de casa!

4. Não tire a “casquinha”

A “casquinha”, que muitas vezes aparece logo após o processo inflamatório começar a diminuir, é uma proteção natural da pele. Retirá-la deixa seu corpo sujeito a diversas bactérias e sujeiras que podem aumentar a inflamação novamente. Aumentando a inflamação, aumentamos as chances de produzir marcas.

5. Use filtro solar

Apesar de existir um mito de que tomar sol “seca” as espinhas, a verdade é que os raios solares propiciam (e muito!) o surgimento e a piora de marcas e cicatrizes na pele. Esse é um conselho geral. Com espinha ou sem espinha, sempre use filtro solar! A Árago criou uma loção secativa com FPS 35, que diminui a vermelhidão e controla a oleosidade. Então, chega de desculpas de que o protetor solar aumenta a acne, combinado?

Como vimos, existem alguns cuidados que você pode ter no dia a dia para prevenir marcas e cicatrizes decorrentes da acne. Sempre procure acompanhamento médico para cuidar da pele e prevenir-se de maneira correta.

Além disso, é cada vez maior o número de dermocosméticos produzidos especialmente para o tratamento da acne. A Árago tem uma linha de tratamento completa. Quer conhecer? Visite a nossa loja online!

Para saber mais sobre a acne, aproveite o nosso ebook e descubra diversas outras formas de cuidar da pele do seu rosto e tratar a acne!