O ácido salicílico é um ativo de skincare bastante conhecido e presente em diferentes tipos de produtos para a pele. É frequentemente usado para tratamento de acne e para diminuir a oleosidade da pele. 

Mas será que ele é indicado para todo mundo? Como ele funciona? Quais cuidados você precisa ter? Acompanhe para entender melhor!

O que é o ácido salicílico?

O ácido salicílico é um composto derivado do ácido salicílico natural, que é encontrado nas cascas das árvores de salgueiro. Ele é um ácido beta-hidroxi (BHA) e é solúvel em água, o que faz com que seja mais seguro para a maioria das pessoas. 

O ácido salicílico é bastante utilizado como um secativo e esfoliante leve, pois ajuda a remover as células mortas da pele, ajudando também a retirar a oleosidade excessiva dos cravos e espinhas. 

O uso frequente na rotina pode trazer inúmeros benefícios para a pele a curto e longo prazo, pois pode contribuir com uma pele com menos inflamações. 

Os benefícios de se utilizar o ácido salicílico na sua rotina de skincare são:

  • controle de oleosidade;
  • esfoliação leve, que melhor a textura da pele;
  • uniformização da pele;
  • ação anti-inflamatória;
  • redução das linhas finas;
  • tratamento contra cravos e acnes. 

Ou seja, faz um cuidado geral na pele e é indicado principalmente para quem sofre com cravos e espinhas, pois seu principal potencial está na ação secativa e na limpeza suaves das células mortas, que se acumulam nos poros. 

Para que serve o ácido salicílico?

O ácido salicílico, como vimos, pode trazer inúmeros benefícios para a sua pele e é utilizado para tratar uma variedade de condições, principalmente de forma combinada com outros produtos. 

Quando usado para acne, o ácido salicílico ajuda a reduzir a inflamação e desobstrui os poros, o que pode levar a uma redução na acne. Ele também pode ser usado para tratar a psoríase, reduzindo o acúmulo de células da pele que causam a condição.

Também é frequentemente usado em produtos para cuidados com os pés, porque pode ajudar a reduzir a formação de calosidades e calos, amaciando a pele e facilitando sua remoção. 

Como usar o ácido salicílico?

O ácido salicílico está disponível em muitos produtos diferentes, incluindo cremes, loções, géis e soluções tópicas. Antes de usar, é importante ler e seguir as instruções do produto, assim como falar com um dermatologista se você tiver alguma dúvida ou preocupação. 

É um produto que pode ser utilizado diariamente e, por isso, é comum estar presente em sabonetes e cremes hidratantes, pois geralmente está em concentração mais baixa. 

Para usar, uma rotina indicada é: lavar o rosto com um sabonete que contenha o ativo ou passar um produto que o contenha depois. 

Aqui vale lembrar que não é interessante usar muitos produtos com o ativo de uma só vez, pois pode sensibilizar a pele. 

Depois, se for durante o dia, é sempre importante usar protetor solar depois do uso. Apesar de ser um produto seguro para uso durante o dia (leia sempre as instruções do fabricante), qualquer tipo de ácido exige uma atenção maior com a proteção solar. 

Cuidados com o uso de ácido salicílico

Assim como todo tipo de produto um pouco mais abrasivo, como é o caso dos ácidos, existem cuidados essenciais que precisam ser tomados ao utilizar o produto. 

Como vimos, o ácido salicílico é bastante seguro e se adequa a maior parte das pessoas, mas é preciso tomar cuidado com alguns detalhes para garantir que sua pele não fique sensibilizada. 

  • comece com uma concentração baixa: concentração mais baixas garantem mais segurança e menor risco de irritação;
  • use uma quantidade adequada: se o produto é de aplicação direta no rosto e não será retirado (como um sérum ou creme, por exemplo), aplique apenas a quantidade recomendada de produto para evitar irritações e problemas de pele;
  • não combine com outros esfoliantes: evite o uso de outros esfoliantes químicos ou físicos ao mesmo tempo em que usa produtos com ácido salicílico, pois isso pode irritar a pele, a menos que o próprio produto tenha essa combinação, pois foi criado considerando a saúde da pele;
  • não use em áreas sensíveis: evite usar produtos com ácido salicílico em áreas sensíveis, como ao redor dos olhos, dos lábios e do nariz;
  • use sempre protetor solar: a proteção solar diária é essencial para todo mundo, independente dos produtos de skincare utilizados, mas ainda mais para quem faz uso de ácidos. 

É importante lembrar que cada pessoa tem uma pele diferente e pode reagir de maneira diferente ao ácido salicílico. Por isso, sempre opte por produtos que tenham qualidade e, caso sinta algum tipo de incômodo, procure um dermatologista ou esteticista. 

Produtos com ácido salicílico

Com o aumento da popularidade do ácido salicílico, hoje em dia é possível encontrar os mais diversos produtos com esse ativo. Porém, os mais comuns são sabonetes, séruns e máscaras. 

Nos sabonetes, o ácido salicílico tem a função de fazer uma limpeza mais profunda e com poder secativo nos poros, o que ajuda a diminuir as chances de inflamação (acnes). É retirado junto com o enxágue. 

Nos séruns, sua principal função é agir como um secativo, o que ajuda a diminuir a oleosidade e desobstruir os poros. Não é enxaguado, por isso a importância de usar em pouca quantidade, para não ter efeito rebote. 

No caso das máscaras com ácido salicílico, a ideia é fazer uma aplicação em uma concentração maior, fazendo com que o ácido aja por um período, ajudando na esfoliação, e depois seja retirado. Isso ajuda a remover as células mortas e a melhorar a textura da pele . 

Viu como o ácido salicílico é muito versátil e pode ajudar em diversos aspectos? Conheça uma linha de produtos com o ativo e comece a cuidar da sua pele oleosa agora mesmo!