A limpeza de pele é um dos procedimentos estéticos queridinhos de muita gente. Afinal, traz resultados instantâneos e também ajuda a manter a saúde da pele em dia. Por isso, algumas pessoas buscam maneiras de fazer limpeza de pele em casa. 

Isso é possível?

Apesar da limpeza de pele profunda só poder ser realizada com um profissional qualificado, é possível fazer uma limpeza de pele cada vez mais leve, garantindo a segurança e a saúde da pele. 

Antes de tudo: 3 cuidados diários com a pele

De nada adianta querer fazer limpeza de pele em casa se os cuidados básicos estão sendo negligenciados. Por isso, antes de tudo, lembre-se de ter uma rotina de cuidados com a pele que realmente ajude na saúde dela. 

Existem muitas possibilidades de rotina de cuidados com a pele, inclusive aquelas com tratamentos com ácidos e esfoliantes químicos. Porém, os cuidados mais básicos não podem ser esquecidos. São eles:

  • Limpeza diária: lave o rosto diariamente com um sabonete facial indicado para o seu tipo de pele. A limpeza é importante para evitar o acúmulo de impurezas e prevenir o aparecimento de acne e outros problemas. Na hora de lavar, massageie suavemente e por pelo menos 30 segundos, para que o sabonete penetre nos poros;

  • Hidratação: usar hidratante diariamente é essencial para manter a saúde da pele e prevenir a aparência de rugas e linhas finas. Existem muitas versões, mas é indicado utilizar aquela que mais se adequa ao seu tipo de pele (por exemplo, pele oleosas preferem texturas em gel);

  • Proteção solar: o protetor solar é um item obrigatório e indispensável todos os dias. Protege contra os raios UV, que causam câncer de pele, envelhecimento precoce das células e levam ao surgimento de linhas finas e rugas. Escolha um protetor solar com fator de proteção solar (FPS) adequado ao seu tipo de pele. Aplique-o generosamente em todas as áreas expostas, como rosto, pescoço, mãos e braços.

Como fazer limpeza de pele em casa com segurança

A limpeza de pele profunda é um procedimento que deve ser feito apenas por profissionais, que contam com os produtos e os equipamentos ideais para isso. 

Porém, é possível fazer uma limpeza de pele em casa de maneira mais leve e segura, apenas para tirar aqueles cravos e espinhas mais aparentes. Veja o passo a passo!

  • Limpeza

O primeiro passo é começar lavando o rosto com um sabonete facial indicado para o seu tipo de pele. Isso remove toda a sujeira e evita que os poros se inflamem. Enxágue com água morna e seque o rosto com uma toalha limpa.

  • Esfoliação

Depois de estar com o rosto limpo, use um esfoliante facial leve para remover as células mortas da primeira superfície da pele e ajudar a desobstruir os poros. Aplique o produto com com movimentos circulares e bem suavemente, para não criar arranhões na pele. Evite áreas sensíveis, como abaixo dos olhos e cantos do nariz e boca. 

  • Vaporização

A vaporização ajuda a abrir os poros, o que facilita a saída das sujidades sem machucar a pele. Aqueça água em uma panela até começar a vaporizar. Desligue o fogo e coloque a água em uma bacia. Coloque uma toalha sobre a cabeça e abaixe o rosto na direção da bacia, de modo que o rosto fique em contato com o vapor por 5 a 10 minutos. Isso ajudará a abrir os poros e facilitar a remoção das impurezas.

  • Extração

Apesar de levar esse nome, essa limpeza de pele em casa não faz uma extração de fato, apenas tira os cravos mais superficiais. Para uma extração mais profunda, é essencial procurar por profissionais qualificados. 

Com as mãos limpas, envolva os dedos em pedaços de algodão e pressione levemente a região de um cravo e espinha. Não aperte muito, pois isso causa a inflamação e o surgimento de manchas. 

Se estiver difícil de sair, deixe como está! Assim você garante que a situação não piore. Procure um profissional para fazer a remoção. 

  • Hidratação

Depois de mexer na pele, é essencial cuidar bem dela para que os poros não inflamem e o processo não deixar marcas nem cicatrizes. Finalize a limpeza de pele com um hidratante calmante e regenerador. Sempre escolha um hidratante adequado para o seu tipo de pele e aplique com cuidado e bem suavemente. 

Não mexa mais em sua pele e nem utilize produtos de tratamento abrasivos, como ácidos. Se estiver fazendo durante o dia, nunca esqueça do protetor solar!

3 produtos para melhorar seus cuidados com a pele em casa

 

Indicado para todos os tipos de pele, é formulado com os ácidos cítrico, glicólico e mandélico, todos de origem vegetal, que são ideais por terem melhor penetração na pele e ajudam em sua renovação. Além disso, ele tem a ação antioxidante do Chá Verde e a presença do Ácido Lático, que mantém o pH ideal da pele, mantendo-a livre de micro-organismos e da desidratação, ocasionada por sabonetes muito alcalinos. O resultado dessa combinação limpa, esfolia e promove equilíbrio e luminosidade na higienização diária da pele. 

 

 

 

Combinação de ativos suavizantes, calmantes e reestruturantes da barreira cutânea que além de proporcionar conforto e maciez, regulariza o pH e possui ação prebiótica para todos os tipos de pele e em especial nas peles sensíveis, reativas e gestantes no pós procedimento de limpeza de pele.

 

 

 

 

 

Para finalizar o processo de limpeza de pele, é obrigatória a aplicação do protetor solar. O produto protege a pele dos raios UVA/UVB emitidos pelo sol, evita o aparecimento de manchas, do envelhecimento precoce e até de problemas mais graves como o câncer de pele.

E completar tudo isso ainda cuidando da pele é um segredo e tanto! Com o Protetor Solar Bi-Gel FPS 30 da Árago é possível alcançar esses objetivos até com peles oleosas. 

 

 

 

Gostou de aprender a fazer uma limpeza de pele em casa de um jeito fácil? Agora que já sabe do que precisa, confira toda a nossa linha de produtos Árago!