Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Essa data é de reflexão, mas também de exaltação da importância feminina em diversas esferas da sociedade. E na área da beleza, muitas mulheres visionárias transformaram procedimentos, produtos e a educação para estética e bem-estar. Depois delas, nada foi igual. Apontamos aqui 4 delas que foram inspiradoras para o mercado. De nacionalidades diversas, revolucionaram, cada uma a seu modo, este setor!

 

Helena Rubinstein

Fonte: The6milliondollarstory.com

Helena Rubinstein

Considerada a primeira empresária da área da beleza e primeira profissional de estética do mundo, Helena Rubinstein ergueu um império. Nascida na Polônia no final do século 19, sempre teve, desde a infância, o exemplo da sua mãe para cuidar da pele que protegia o rosto do frio europeu com cremes específicos. Percebendo a importância das substâncias que aplicava para a beleza da pele, aos 24 anos, foi para a Austrália levando as máscaras que ganhava de sua mãe com a intenção de vendê-las. Os produtos foram um sucesso e ali ela viu uma oportunidade de crescer. Aprendeu sobre farmácia, começou a fabricar os próprios produtos cosméticos e foi uma das pioneiras mundiais nesse serviço. Hidratantes, loções adstringentes e cremes para limpeza foram formulados por ela própria e, a partir de então, abriu seu próprio instituto de beleza. Anos mais tarde, Helena Rubinstein expandiu seu negócio para outros países da Europa e Oceania, e conseguiu aumentar seu faturamento em milhões. Com o dinheiro, começou a investir em pesquisas para cosméticos e foi uma das precursoras mundiais em utilizar estudos científicos para embasar a eficácia de seus cosméticos. Ela criou a primeira loja de cosméticos do mundo, ajudou no desenvolvimento do primeiro SPA e consagrou-se como a mulher que inventou o mercado da beleza.

 

Madame CJ Walker

Fonte: Biography.com

Madam CJ Walker 

No começo do século XX, a jovem Sarah Breedlove sofria com a falta de luz elétrica e água encanada no bairro pobre onde morava, nos Estados Unidos. Filha de escravos, via seus cabelos caírem por infecções no couro cabeludo causadas pela falta de condições básicas de higiene dali. Sarah percebeu que isso acontecia com o cabelo de outras mulheres negras como ela e resolveu buscar uma solução definitiva. O tempo passou, ela estudou e criou o primeiro shampoo e a primeira pomada para cabelos afro do mundo, os produtos estimulavam o crescimento dos fios e protegiam a raiz dos cabelos. Os cosméticos fizeram muito sucesso e começaram a ser procurados. Sarah resolveu empreender e deu certo! Mudou seu nome para Madam CJ Walker, desenvolveu um sistema de vendas porta a porta e, anos depois, uma metodologia de treinamento para outras mulheres que queriam comercializar seus produtos da mesma forma. Ela praticamente inventou a profissão das consultoras de beleza, expandiu seu negócio por todo EUA, fundou sua própria fábrica de cosméticos e abriu filiais dela em outros países da América Latina. Madam CJ Walker foi considerada a primeira mulher americana a tornar-se milionária com seus próprios méritos.

 

Anne marie

Fonte: Cabelos & Cia

Anne Marie Klotz

A estética no Brasil não existiria se Anne Marie Klotz não tivesse trazido para o país tudo que aprendeu sobre a técnicas da especialidade na França para cá, há cerca de 70 anos. A franco-brasileira é considerada a primeira profissional de estética do país por mesclar o conhecimento adquirido na Europa com sua própria forma de trabalho. Sua metodologia foi tão reconhecida que, em pouco tempo, recebeu o registro oficial dos Ministérios da Saúde e da Educação, norma que é válida até hoje. Anne Marie criou uma das primeiras linhas de cosméticos nacionais, ajudou a estruturar a primeira fábrica de equipamentos estéticos do país e fundou a Federação Brasileira de Estética e Cosmetologia. Em 2010, aos 95 anos, faleceu deixando um legado inesquecível.

 

Janine

Fonte: Portal Estética no Mundo

Janine Goossens

Ela chegou ao Brasil em 1957, vinda da França, para trabalhar como esteticista em um salão de beleza de São Paulo. A profissão era raríssima no país e, por isso, ela começou a se destacar realizando serviços diferentes. Lá, conheceu o cabeleireiro que se tornou seu companheiro de vida. Um tempo depois, montou junto com ele o Jacques & Janine, a maior e mais tradicional rede de salões de beleza do Brasil, com 70 unidades espalhadas por todo o país. Na época em que o mercado da beleza era embrionário, Janine trouxe de Paris a expertise da maquiagem profissional, utilizando técnicas e produtos que hoje são básicos para o procedimento. Além disso, foi uma das pioneiras a realizar protocolos de atendimentos estéticos, com metodologias de aplicação.