Se você gosta de skincare, já deve ter ouvido falar sobre o retinol ou ácido retinóico, certo? Os compostos ficaram bastante conhecidos nos últimos tempos e são vistos como milagrosos contra as marcas de envelhecimento. Mas como usar retinol na sua rotina?

Entenda mais sobre esse ácido e veja os benefícios que ele traz, além dos cuidados que devem ser tomados!

O que é o retinol? 

O retinol é um composto derivado do ácido retinóico, que também é conhecido como tretinoína, é um composto derivado da vitamina A. 

Tanto o retinol quanto o ácido retinóico cumprem basicamente as mesmas funções. Muitas vezes, são vistos como sinônimos dentro do mercado do skincare. 

Porém, mesmo que poucas, existem diferenças: ambos são derivados da vitamina A. Mas o retinol é como uma derivação mais estável do ácido retinóico, que, como o nome sugere, é o ácido em si.

Também por isso, o ácido retinóico tem ação mais profunda e abrasiva, sendo indicado o uso apenas com recomendação médica. 

Seja retinol ou ácido retinóico, ambos os ativos já são conhecidos no mercado do skincare, mas ficaram mais famosos entre o público geral apenas nos últimos anos. 

Isso porque os produtos, até então, continham concentrações mais baixas do ácido, o que não tornava suas ações tão perceptíveis. Logo, nem todo mundo via vantagem de adicionar mais um ácido na rotina de cuidados.  

Porém, com o desenvolvimento da tecnologia no mercado do skincare, o retinol passou a ser comercializado em concentrações mais altas e de forma segura, o que atraiu a atenção de quem gosta de cuidar da pele. 

O retinol tem muitos benefícios para a pele, tanto a curto quanto a longo prazo, mas também exige atenção em alguns pontos para evitar os efeitos colaterais. 

Saber como usar retinol de maneira segura e eficaz pode mudar completamente a aparência da pele e vale a pena conhecer mais sobre esse ativo!

Os principais benefícios do retinol 

A grande fama que o retinol ganhou nos últimos tempos não é à toa. Ele é visto quase como um ativo milagroso para quem quer uma pele linda e radiante a curto prazo. 

Pele sempre renovada e radiante

O retinol é um ácido de tratamento que também faz a esfoliação química da pele. Ou seja, retira a primeira camada de células mortas da pele, levando a uma renovação celular. Essa renovação é o que traz a aparência de pele saudável, renovada e radiante. 

Melhora da textura da pele

A esfoliação química também é uma ótima aliada para melhorar a textura da pele. Afinal, consegue remover células e sujidades da primeira camada e estimula a renovação celular. Isso cria uma textura de pele mais homogênea. 

Uniformização da pele

Tanto a esfoliação quanto o próprio retinol contribuem para uma tonalidade mais homogênea da pele. Por isso, quem sofre com manchas e cicatrizes consegue utilizar o retinol para fazer a renovação da pele e garantir uma aparência mais homogênea. 

Diminuição dos poros

Um grande desejo de muita gente, principalmente quem sofre com pele oleosa, é diminuir a aparência dos poros no rosto. Como o retinol estimula o colágeno e age na textura da pele, também consegue diminuir a aparência dos poros e até diminuir a oleosidade da pele. 

Diminuição das linhas finas e rugas

Esse é o grande motivo pelo qual o retinol e o ácido retinóico ficaram tão famosos. Sua ação na diminuição das linhas finas é perceptível a médio prazo, o que fez com que levasse a fama de “milagroso” para as rugas. E faz sentido: o ativo é capaz de diminuir muito a aparência das linhas finas e ainda estimula o colágeno. 

Estimula o colágeno

Essa estimulação do colágeno contribui não apenas para as linhas finas já existentes, mas também para evitar o surgimento de novas. Por isso, o retinol é um ativo bastante utilizado para combater o envelhecimento da pele, deixando-a com uma aparência mais saudável e radiante no presente e também no futuro. 

Como usar retinol na sua rotina de skincare

Agora que você já entendeu o que é o ácido retinóico e todos os seus benefícios para a pele, chegou a hora de saber como usar o retinol na sua rotina de skincare! 

O ácido retinóico e o retinol causam medo em muita gente por serem abrasivos para a pele. Mas com os cuidados corretos, é possível ter muitos resultados e manter a pele saudável. 

Comece aplicando em dias intercalados

Essa é uma dica essencial para manter a pele saudável, principalmente para quem não está acostumado a usar ácidos na pele. A dica, então, é sempre aplicar o retinol dia sim, outro não, intercalando com hidratantes. Isso garante que a barreira cutânea sempre se manterá protegida. 

Use pouco produto

Apenas um pouco de produto, mais ou menos do tamanho é uma ervilha, já é o suficiente para criar uma fina camada de ácido na pele e permitir sua ação. Por isso, evite o uso de ácido em excesso, pois isso pode danificar a pele. 

Aplique hidratante antes do ácido 

Outra maneira de proteger a barreira cutânea é aplicar um hidratante cremoso antes do retinol. Isso ajuda as células a reter mais água e, quando o ácido é aplicado, não causa o ressecamento delas. Isso é essencial para uma pele saudável e radiante. 

Hidrate bem a pele depois do uso

No dia seguinte da aplicação do ácido, hidrate bem a pele para que ocorra a renovação celular da melhor maneira possível. Também avalie se a pele não sofreu microlesões, que surgem em pequenas bolinhas ou espinhas. Se sim, não passe o ácido naquela noite, espere a barreira cutânea se recuperar. 

É normal sentir uma sensação de formigamento ou ardência quando se começa a usar ácido retinóico. Mas se sentir desconforto excessivo, é importante parar o uso e consultar um dermatologista. 

Cuidados com o uso de retinol

O retinol e o ácido retinóico, como o próprio nome sugere, são ácidos de tratamento e esfoliantes. Logo, precisam de cuidado redobrado no uso para que não haja problemas como irritação da pele.

Os principais cuidados que devem ser tomados com o uso de retinol são:

  • utilizar sempre à noite: apesar de poder ser utilizado durante o dia, a recomendação geral é o uso noturno. Isso porque a luz solar pode sensibilizar a pele de algumas pessoas. Usando à noite, você não corre esse risco;
  • evitar o uso de mais um ácido junto com o retinol: o uso combinado de ácidos deve ser prescrito por um médico dermatologista. Nem todo ácido reage bem junto com o retinol. Por isso, quando utilizá-lo, não acrescente outro ácido naquele dia;
  • hidratar bem a pele: o retinol é um ácido de tratamento e, entre seus efeitos, está a esfoliação química. Para manter a saúde da pele e reconstruir a barreira cutânea, é imprescindível, sempre hidratar bem a pele após o uso;
  • não abrir mão do protetor solar: o protetor solar é item obrigatório em qualquer rotina de skincare, mas ainda mais quando se faz o uso de ácidos. Sempre aplique o protetor solar depois de usar o retinol. 

Antes de usar qualquer tipo de ácido, é importante consultar um dermatologista. Ele irá determinar se o produto é adequado para o seu tipo de pele e prescrever a concentração correta. 

Geralmente é indicado começar com uma concentração mais baixa e aumentá-la gradualmente ao longo do tempo. Outra forma de utilizar concentrações mais altas sem danificar a pele é hidratando bem a pele antes de aplicar o produto. 

Com tanta informação sobre como usar retinol dá para perder o medo e incluí-loem sua rotina de cuidados, não acha? Conheça nossos produtos Árago para criar uma rotina de skincare saudável e conquistar uma pele radiante!