Conteúdo produzido em parceria com a Clínica Sani Corpus

Resistir às férias de verão em um país tropical como o Brasil é missão impossível! Afinal, quem não gosta de aproveitar dias de calor na praia, piscina, cachoeira, montanha ou nos parques das cidades, não é? No entanto, se expor demais aos raios solares e, o que é mais grave, sem proteção adequada, pode transformar momentos de lazer em preocupações para o resto da vida. A pele é quem mais sofre com a incidência dos raios UVA/UVB e pode desenvolver desde manchas e rugas precoces até o temido câncer de pele.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele corresponde a cerca de 30% dos tumores no Brasil e há dois tipos principais: o melanoma, que se origina na melanócito (célula que produz o pigmento da pele, a melanina), e é um tumor mais agressivo que pode causar metástase para outros órgãos. E o não melanoma, que se origina nas células basais e apresenta grandes chances de cura, se for detectado precocemente. Esse último tem maior incidência, correspondendo a 25% de todos os tumores registrados no país.

O papel do protetor solar na prevenção do câncer de pele

No verão, há mais exposição, mas como o sol brilha o ano inteiro, é preciso normalizar na rotina diária o uso de protetores solares. “O filtro solar é fundamental na prevenção do câncer de pele, uma vez que sabemos que um dos fatores de maior importância no desencadeamento do problema é o efeito acumulativo do sol na pele”, explica Doutora Marilis Lamelas, dermatologista e diretora da clínica Sani Corpus.

O uso do protetor solar é, então, regra geral: todo mundo deve usar para prevenir o câncer, queimaduras e outros problemas de pele. Mas existem algumas pessoas que, por biotipo ou hábitos de vida, estão em um grupo de risco maior e aí o cuidado deve ser redobrado. “Os fatores genéticos são uma forte influência do aumento da incidência do câncer de pele. Pessoas de pele clara terão maior predisposição, mas também quem se expõe muito ao sol e que, principalmente, tem histórico de queimaduras solares”, completa Lamelas.

Além de observar nossos atributos naturais e comportamentais, é preciso estar com o olhar sempre atento a manchas e pintas espalhadas pelo corpo. A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica a realização do teste ABCDE e alerta que, se você perceber nelas algumas ou todas as características descritas abaixo, a procura por um médico dermatologista ou oncologista deve ser imediata.

Regra do ABCDE

Assimetria

Bordas irregulares

Cores (dois ou mais tons)

Dimensão superior a 6 mm

Evolução (se cresce e muda de cor)

“Em caso de suspeita do câncer de pele, o paciente nunca deve manipular a lesão ou aplicar nela qualquer substância, pois isso poderá afetar o quadro, facilitar a disseminação das células, modificar seu aspecto clínico e dificultar o diagnóstico”, alerta a dermatologista.

Doutora Marilis Lamelas acrescenta que a conduta médica deve, a princípio, investigar a fundo o problema para depois indicar um tratamento ideal. “Inicialmente, será feita a remoção da lesão com segurança para análise da região e posterior investigação de possíveis metástases em outras partes do corpo. Apenas após este estadiamento da doença é que se optará pelo tipo de tratamento”.

E o protetor solar, que falamos no início, ainda continua em evidência até após o tratamento do câncer de pele. Segundo a dermatologista, o produto é necessário tanto na prevenção quanto para a proteção da cicatriz que fica após a retirada da lesão. “No caso da cicatriz, são utilizados produtos com silicone para evitar a formação de queloide”, finaliza.

Já que ter um protetor solar entre seus itens de uso frequente virou obrigação, escolher a melhor opção para o seu tipo de pele vai, além de proteger, tratar a região. Para quem tem pele oleosa ou com tendência a acne, por exemplo, o Protetor Solar Bi-Gel FPS 30 da Árago é ideal. Ele tem toque seco e é composto por Alantoína, ativo poderoso que age na cicatrização. Conversando com a prevenção do envelhecimento precoce está o Protetor Solar Gel-Creme FPS 30 da Árago. Ele é para todos os tipos de pele e traz na sua formulação a Vitamina E, ativo com ação antioxidante.

Conheça toda a linha de protetores solares da Árago em http://bit.ly/arago-protetores-solares