Imagine um ativo que protege a pele contra agressões externas, clareia e ainda uniformiza o tom. Estamos falando da Vitamina C.
Presente em frutas como laranja e acerola, a substância é um poderoso antioxidante, com muitos benefícios, que vamos apresentar a você agora.
Muitos fatores influenciam no envelhecimento da pele, como excesso de exposição solar (potencializado pelos famosos raios UV), a poluição ambiental, o consumo de álcool, de cigarro, o estresse, a má alimentação, sedentarismo, entre outros.
A Vitamina C é um oxidante que reduz os danos causados pelos radicais livres e previne o envelhecimento precoce, que acontece por causa do aumento da oxidação das células, impulsionada por estes fatores citados.
Mas afinal, o que são radicais livres?
Os radicais livres são estruturas lesivas que agridem as partes mais nobres das células. Com isso, provocam a oxidação, por sua vez, diminui a produção de colágeno e favorece o aparecimento das rugas e linhas de expressão, fazendo com que o rosto fique com a aparência mais velha do que realmente é.
Aí entra o pulo do gato: o uso de dermocosméticos com Vitamina C. “Ela estimula a produção de colágeno, que é essencial para a melhora das primeiras rugas e linhas de expressão, para dar firmeza para a pele e reduzir os sinais de cansaço”, explica Elaine Veríssimo, diretora de P&D da Árago Dermocosméticos.
Os benefícios da Vitamina C
Nos últimos anos, a vitamina C se tornou uma queridinha da rotina de skincare. Isso porque consegue oferecer inúmeros benefícios para a saúde da pele, além de torná-la mais viçosa e com uma aparência mais jovem.
Tudo isso graças ao seu poder antioxidante e também por promover a produção de colágeno, o que faz com que a pele fique mais firme e com a aparência menos cansada.
São muitos os benefícios que a Vitamina C pode trazer. Veja a seguir!
Poder antioxidante
Como vimos, a vitamina C consegue combater os radicais livres das células, tendo poder antioxidante. Isso é essencial para manter a pele saudável por mais tempo, evitando linhas finas e rugas, sinais de envelhecimento.
Dessa maneira, o poder antioxidante é um dos principais quando se fala em combater a aparência envelhecida na pele. Vale a pena buscar sempre por produtos com esses ativos.
Ajuda na firmeza da pele
Outra ação importante da vitamina C é promover a firmeza da pele. Ela estimula a produção de colágeno, que evita a flacidez e contribui com a firmeza.
Com a idade, o colágeno deixa de ser produzido na mesma quantidade pelo corpo, o que leva à maior flacidez. Por isso, utilizar produtos que contribuam com essa produção contribui com a firmeza da pele.
Ajuda no clareamento das manchas
As manchas na pele são um problema para muita gente e até nisso a vitamina C pode ajudar. Sua composição promove a renovação celular das primeiras camadas da pele.
A médio e longo prazo isso significa que as células pigmentadas por acne ou algum outro fator vão sendo eliminadas. Com isso, as manchas vão diminuindo e a pele fica mais uniforme. É sempre importante combinar a vitamina C com a proteção solar.
Deixa a pele mais iluminada
Com a renovação celular, outro resultado muito esperado é uma pele mais iluminada, com aparência mais saudável. A pele mais viçosa também fica mais bonita no dia a dia, pois demonstra hidratação e pele aveludada.
Ou seja, quem quer uma pele mais viçosa, saudável e sem manchas consegue aproveitar todos esses benefícios utilizando uma vitamina C de qualidade no skincare.
Como utilizar a vitamina C
A vitamina C pode ser utilizada tanto durante o dia quanto à noite. Isso pode causar dúvida em muita gente pois ela é um tipo de ácido, o ascórbico. Porém, ele não sofre reação com a luz solar, sendo seguro para o uso na rotina diurna.
Dessa maneira, é possível utilizar:
- De manhã: depois da higienização, antes ou junto com o hidratante, aplicando protetor solar em seguida.
- À noite: depois da higienização, antes ou junto com o hidratante.
E qual Vitamina C escolher para uso diário?
A tecnologia empregada em cada produto ajuda a potencializar a ação do ativo. “A vitamina C em nanotecnologia possibilita que ela permeie as camadas mais profundas, onde processos importantes relacionados à manutenção das fibras de colágeno e elastina ocorrem”, explica Elaine.
Vale lembrar que os dermocosméticos com Vitamina C em nanocosméticos podem ser usados durante o dia já que o ativo está protegido por uma nanoesfera. Já para as vitaminas C em forma livre não é indicado o uso durante o dia por conta da sensibilização com a luz solar.
Deixar Um Comentário