Muito se fala em skincare e tratamentos para a pele, não é mesmo? No entanto, saber identificar os tipos de pele é o primeiro passo para aplicar os cuidados adequados.

Saber o seu tipo de pele ajuda a entender mais sobre os cuidados que fazem sentido para você, ao invés de sair por aí testando qualquer produto. 

O uso de dermocosméticos inadequados podem trazer problemas graves, ao invés de benefícios.

Assim, acreditamos que é fundamental conhecer muito bem a sua pele para tratar dela com muito carinho e cuidado. Vamos entender mais sobre o assunto?

Tipos de pele: Como saber qual é o seu?

Espelho, espelho meu

Primeiramente, com o auxílio de um espelho observe as características da sua pele e responda às seguintes questões:

  • Ela parece ter brilho excessivo? 
  • Há algum sinal de vermelhidão ou ressecamento? 
  • Há acnes, espinhas ou pequenos cravos?
  • Ela parece igual em todas as áreas ou apresenta mais oleosidade na zona T? (testa, nariz e queixo)

Agora, vamos ver os tipos de pele:

Pele normal: quais são as características

Sim, é possível que a sua pele seja classificada como normal. Isso significa que ela é naturalmente saudável, apresenta brilho moderado, não mostra sinais de ressecamento e produz oleosidade na quantidade certa. 

Perfeito, não é mesmo? No entanto, ainda que este seja o seu caso, não pense que isso quer dizer que você não precisa de tratamento de skincare. 

Mesmo a pele normal precisa ser hidratada na medida certa. A boa notícia é que esse tipo de pele pede uma rotina simples, que inclui a limpeza, o hidratante e a finalização com o protetor solar. 

Tipos de pele: seca

Este tipo de pele costuma ser bem sensível e pode apresentar irritação ou coceiras. O motivo é a baixa produção de oleosidade, que resulta em um aspecto áspero, pouca luminosidade e até ressecamento.

Bem, como você já deve ter notado, esse é o tipo de pele que não pode ficar sem hidratação. É necessário, inclusive, ter um um hidratante especial para impedir o ressecamento extremo, um ponto que pode trazer graves problemas e até machucar.

Para cuidar adequadamente da pele seca, é necessário utilizar produtos que restauram a barreira cutânea, que, em geral, se apresenta mais frágil do que os outros tipos de pele.

É importante evitar outros tipos de agressões, como banhos quentes. O ideal é que os produtos escolhidos para tratar a pele seca apresentem ácido hialurônico, ceramidas e antioxidantes em sua composição, pois são esses os ativos que vão restaurar a pele seca.Tipos de pele: Como saber qual é o seu?

Entenda mais sobre a pele oleosa

É muito comum entre as mulheres brasileiras, sobretudo devido ao clima tropical do país. O excesso de oleosidade se dá quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo do que o necessário.

Além de causar mais brilho na pele, isso obstrui os poros e pode levar ao surgimento de acnes e espinhas. 

A pele oleosa pede cuidados específicos, lavar o rosto no máximo duas vezes ao dia com um sabonete específico com o intuito de remover o excesso de oleosidade.

É preciso ter muito cuidado para não lavar demais ou esfoliar em excesso, o que pode provocar ainda mais oleosidade. Não se esqueça de aplicar hidratante também e claro, o protetor solar. 

Prefira sempre produtos oil-free, isto é, sem adição de óleo, pois também é importante para não estimular ainda mais a produção de sebo. 

Tipos de pele: mista

É quando o rosto apresenta duas variações: na zona T é oleoso e, em geral, nas bochechas e extremidades, mais seco. 

Neste caso, o ideal é aplicar os cuidados necessários para cada área. A boa notícia é que é possível encontrar produtos que cumprem as duas funções: hidratar e controlar o brilho. Assim, fica mais fácil de cuidar. 

A pele sensível é uma condição que está muito ligada à pele seca, no entanto, pode afetar qualquer mulher.

Você gostou de saber mais sobre o assunto? Caso seja a sua primeira vez tentando identificar o seu tipo de pele, fale com a gratuitamente com uma de nossas dermatologistas! Encaminhe esse artigo para mais mulheres que querem cuidar bem da pele!

>>>>>>>>>>>>> FALE COMO UMA DERMATOLOGISTA E DESCUBRA QUAL É O SEU TIPO DE PELE