A hidratação da pele é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes do cuidado com a pele. Um elemento que vem sendo cada vez mais utilizado para essa função é o ácido hialurônico.
Apesar de levar a palavra “ácido” no nome, não é um ácido, de fato. Na verdade, ele ajuda na hidratação e está presente também em outros tipos de produtos, contribuindo com uma pele mais radiante e hidratada a curto e a longo prazo.
Entenda mais sobre o ácido hialurônico e veja porque adicioná-lo na sua rotina de cuidados!
Afinal, o que é o ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é uma molécula de açúcar já presente em nosso organismo, produzida naturalmente durante a vida e que tem como principal função reter umidade.
Assim, é bastante comum em diversas regiões do corpo, desde os ligamentos e articulações (que o usam como proteção) até as que precisam de umidade constante, como é o caso dos olhos.
Conseguem cumprir essa função da hidratação pois essa molécula tem o poder umectante, de retenção de água a partir da umidade do ambiente.
Ou seja, “atrai” as moléculas de água e as armazena, aumentando a disponibilidade de água no local, o que mantém a área hidratada.
Como o ácido hialurônico ajuda na hidratação da pele?
Como vimos, o ácido hialurônico tem função umectante, ou seja, ele atrai as moléculas de água do ambiente.
Esse é um diferencial pois a maioria dos hidratantes com outros ativos fazem a chamada hidratação oclusiva, quando formam uma barreira no rosto impedindo que a pele perca água para o ambiente.
Ou seja, é um ativo que funciona de maneira diferente, mas não menos eficiente. Tudo depende do tipo de pele e do ambiente no qual a pessoa está inserida.
Por exemplo, em tempos secos, o ácido hialurônico pode não ser o suficiente para manter a hidratação, já que há menos moléculas de água no ar.
Por outro lado, pessoas de pele oleosa podem se sentir incomodadas com hidratantes oclusivos, já que o próprio óleo da pele acaba fazendo esse papel.
Dessa forma, os ácido hialurônicos são ótimos para quem sofre com alta oleosidade na pele, pois mantém a hidratação sem a necessidade de adicionar uma camada “extra” de oclusão.
Os benefícios
Além da hidratação em si, o ácido hialurônico também traz outros benefícios. Por ser uma molécula leve, consegue ajudar em diversos pontos, como:
- preenchimento natural da pele, já que as moléculas entram nos “espaços” da pele;
- diminuição das linhas finas e de expressão pelo preenchimento e aumento da hidratação;
- suavização das olheiras, pois pode ser utilizado na área sem problemas;
- pele mais firme e macia, com viço de saudável;
- pode ser utilizado tanto de dia quanto a noite;
- aceito por todos os tipos de pele.
Vale lembrar que a hidratação é um dos principais pontos de se ter uma pele saudável e bonita por muito mais tempo. Sem a hidratação correta, as linhas de expressão aparecem com mais facilidade e a pele fica com aspecto envelhecido.
Por isso, quem deseja manter uma pele com aparência jovem, precisa investir em hidratação e manter a barreira cutânea sempre protegida.
O ácido hialurônico é seguro?
A palavra “ácido”, nesse caso, refere-se apenas ao nome da molécula. O ácido hialurônico não é, de fato, um ácido, como aqueles de tratamento que promovem a renovação e descamação da pele.
Por isso, pode ser usado tanto de dia quanto à noite, sem prejuízo para a barreira cutânea. Com isso, é um produto seguro para todo mundo.
Grávidas e lactantes precisam seguir as recomendações de seus médicos, porém geralmente o produto é liberado para uso.
Outro motivo para que o ácido hialurônico seja considerado um elemento seguro é por ele já ser produzido pelo próprio corpo.
Entretanto, há uma diminuição significativa dessa produção natural a partir dos 25 anos, o que pode ajudar no surgimento de rugas e linhas de expressão.
Assim, manter a hidratação também ajuda no combate a essas rugas e linhas de expressão, a curto e a longo prazo.
Hoje, é possível encontrar produtos com ácido hialurônico que promovem a hidratação da pele. Além disso, muitos tratamentos e procedimentos, como o preenchimento facial, utilizam essa substância.
No caso do preenchimento, grande parte do ácido hialurônico aplicado vai sendo absorvido, sem danos à saúde do corpo.
Quais os produtos com ácido hialurônico?
Além dos hidratantes, o ácido hialurônico também pode ser adicionado em outros produtos de pele, como protetores solares, base, entre outros, evitando que a pele fique ressecada durante o dia.
Por ser uma molécula estável, é facilmente aplicável em outros produtos, por isso, é fácil de encontrar itens de skincare com essas moléculas de hidratação.
A Árago conta com uma linha completa de ácidos hialurônicos, além de produtos de maquiagem e skincare com o elemento. Confira!
- HyaluÁrago Sérum Facial Volumizador 12x 30Ml: com a “tecnologia 12x” o Sérum Facial foi desenvolvido com 8 moléculas de ácido hialurônico combinados com 4 tipos de ômegas, que em sinergia promovem uma trama de sustentação pró colágeno na pele e pescoço. Preserva o volume e aumenta a densidade cutânea.
- HyaluÁrago Preenchedor Facial 12x 50g: para um tratamento antienvelhecimento e de recuperação da pele, restaurando-a intensamente dos danos causados pelo tempo. Promove efeito preenchedor para suavizar rugas e linhas de expressão, conferindo maciez e a revitalização da pele.
- HyaluÁrago Pastilha de Ácido Hialurônico 30 pastilhas 36g: composto por 100mg de ácido hialurônico que acelera a recuperação da pele causada pela ação do tempo de dentro para fora. Estimula o aumento da firmeza cutânea, retardando o envelhecimento precoce e protegendo as células dos radicais livres.
Conheça todos os produtos da Árago com ácido hialurônico na fórmula!
Deixar Um Comentário