O ácido glicólico tem chamado cada vez mais atenção por trazer resultados rápidos e muito eficazes à pele. Ele é conhecido por facilitar a penetração de substâncias cosméticas, auxiliar na formação de colágeno e estimular as ações dos radicais livres.

Derivado da cana-de-açúcar, esse ácido orgânico é incolor e sem cheiro e é usado na estética em forma de peeling. Ele tem sido considerado uma alternativa menos irritante ao ácido retinoico. E, por não ser fotossensibilizante, muitas pessoas o utilizam durante o dia, sob o sol. Porém, é importante lembrar que o uso de protetor solar ainda assim é imprescindível.

Abaixo, listamos algumas indicações do ácido glicólico para tratamentos estéticos:

Tratamento de acne

Com o efeito esfoliante, além de ajudar a fechar os poros e melhorar a pele, o ácido glicólico é ideal para o tratamento de acnes. O kit Glycopeel, a linha de peeling químico da Árago, traz a união do ácido glicólico e ácido salicílico para reduzir a oleosidade da pele e ajudar com as cicatrizes de acne.

Tratamento despigmentante

Causando a aceleração do processo da descamação da pele morta e manchada na derme, o ácido glicólico é muito recomendado para tratamentos despigmentantes. Pode ser utilizado para sequelas de acne, tratamentos de hipercromias pós-inflamatórias, melasmas, entre outros tipos de hipercromias.

Tratamento antiage

Nesse tratamento, o ácido glicólico tem como principal finalidade a renovação celular. Ele é muito benéfico para tratamento de peles envelhecidas, com linhas de expressão e flacidez. Isso se deve ao fato de que o ácido estimula a síntese de colágeno na derme, proporcionando a reversão e prevenção do envelhecimento cutâneo.

Contraindicações

Cabe lembrar que essa substância, apesar de trazer muitos benefícios para a pele, possui contraindicações. Isso porque é um ácido e possui um poder mais agressivo. Ele não deve ser aplicado sobre a pele inflamada, com queimaduras de sol ou com infecções ativas na pele como herpes simples. Também deve ser evitado o uso do ácido glicólico durante a amamentação.

avaliação da pele, tratamentos estéticos