A chegada do verão levanta muitas dúvidas relacionadas às doenças de pele e os cuidados necessários para preservá-la saudável e bonita sem se preocupar muito com a exposição ao sol. De todas as questões, a mais urgente está relacionada ao câncer de pele e é muito comum que seja feita uma confusão entre a doença e a manifestação do melasma. Por isso, explicamos as principais diferenças para que você consiga identificar cada uma das patologias.

Semelhanças entre o melasma e o câncer de pele

Segundo o dermatologista Bruno Vargas, em entrevista para o Portal Melasma, “tanto o câncer de pele quanto o melasma podem ser desencadeados pelos mesmos fatores, como exposição ao sol, ao calor e a agentes químicos”. Ele aponta também que a predisposição genética e a carga hereditária são fatores que podem levar uma pessoa a desenvolver as doenças.

Diferenças entre o melasma e o câncer de pele

O câncer de pele indica uma mutação genética que leva à multiplicação descontrolada de células cancerígenas do tecido. Em casos mais extremos (como o melanoma), essas estruturas passam a circular pela corrente sanguínea e podem se acumular em outros lugares do corpo.

No caso do melasma, ele indica uma disfunção das células responsáveis por produzir a melanina que protege a pele; o resultado são manchinhas principalmente na área do rosto, mas que não são magnas.

NA PRÁTICA

Câncer de pele: geralmente, as feridas que se formam na pele sangram com bastante facilidade, não cicatrizam e aumentam de tamanho, além de provocar coceira, crostas e erosões.

Melasma: tendem a ser manchas mais escuras e simétricas que não coçam, nem apresentam lesões e podem variar de intensidade.

melasma e câncer de pele, árago

Lembre-se: Para um diagnóstico adequado, é preciso sempre direcionar o paciente a um dermatologista antes mesmo de iniciar qualquer procedimento. Se você pensa no bem-estar de seus clientes, ajude-os a prevenir ambas as doenças, indicando o protetor solar Hidra Colors para todo o verão!

filtro solar, vitamina c para a pele