As manchas na pele incomodam muitas mulheres e talvez você esteja passando por esse problema agora mesmo. Pensando nisso, nesta matéria, vamos falar sobre como lidar com esse incômodo.

Existem vários tipos de manchas que podem surgir na pele. Logo, existem também diferentes maneiras de tratá-las. Por isso, é muito importante prestar atenção aos sinais para entender os casos mais comuns que podem resultar em manchas.

As manchas acontecem devido a vários fatores. Vamos citar os 3 principais  e entender cada um deles.

  1. Pós-acne

Sabe aquela acne que não foi curada totalmente ou que você tentou espremer? Essa é uma das causas mais comuns que resultam no surgimento de manchas pós-inflamatórias. Elas acontecem com frequência e podem gerar várias manchas pontuais na região.

  1. Causadas pelo sol

Outra causa muito comum é a exposição solar excessiva sem proteção adequada. Por isso, lembre-se sempre de usar o filtro solar e estar atenta ao horário de exposição.

  1. Hormonais

As manchas hormonais são os terríveis melasmas, que assombram gestantes e outras pessoas que tiveram alterações hormonais importantes que ativam a produção de melanina.

A seguir, confira uma entrevista no formato com Elaine Veríssimo, Diretora de Pesquisa & Desenvolvimento da Árago Dermocosméticos, que vai te ajudar a prevenir ou tratar o problema.

Quais são as peles mais propensas a desenvolver manchas?

Elas podem ocorrer em qualquer tipo de pele, no entanto os tons mais escuros tendem a sofrer mais com o problema, já que quanto mais escuro o tom da pele maior a concentração de melanina, inclusive nas manchas.

É possível evitar uma mancha?

Sim, alguns cuidados são fundamentais para preveni-las, siga as dicas abaixo:

  1. O primeiro passo é utilizar sempre protetor solar e estar atenta a reaplicar quando necessário. Não podemos deixar o sol estimular a produção de melanina.
  2. Outro cuidado muito importante é nunca espremer espinhas ou acnes, sobretudo se a sua pele já tem tendência a manchar. O processo inflamatório também leva a produção de melanina, pois a pele também reconhece a melanina como uma proteção.
  3. É importante lembrar que todo e qualquer tratamento de pele deve ser recomendado por um médico dermatologista ou um profissional esteticista, combinado?
  4. Os produtos clareadores também ajudam quem se sente incomodado com as manchas. Ele diminui a formação da melanina e deve ser utilizado a longo prazo em manchas mais resistentes como o melasma. O clareamento começa a acontecer em média após 15 dias de uso dos clareadores.

Manchas na pele: como identificar e tratar o problema?

>>> QUERO COMPRAR UM CLAREDOR DE MANCHAS EFICAZ

Quanto tempo leva para o tratamento anti manchas de acne fazer efeito?

Após começar um tratamento de acne, em geral, o tempo médio para notar os principais sinais de melhora pode levar de 3 a 4 semanas, mas isso depende de cada tipo de pele.

Qual o tempo mínimo para tratar as manchas causadas pelo sol?

As manchas causadas pelo sol podem exigir um tratamento ao longo da vida, a depender dos fatores que causaram a mancha. No entanto, há tratamentos que podem levar poucas semanas para obter bons resultados, depende caso a caso.

Esfoliação resolve?

A esfoliação da pele é fundamental para uma rotina de cuidados. Ela é responsável por remover as impurezas e as células mortas, proporcionando assim a renovação da pele.

No entanto, a esfoliação, sozinha, não é capaz de eliminar as manchas, mas é extremamente importante para ajudar na permeação do princípio ativo do produto clareador.

É possível tratar as manchas em casa?

Sim, dependendo do caso é possível ter excelentes resultados em tratamentos estéticos domiciliares. O mais importante é entender que além de utilizar um clareador eficaz é preciso manter uma rotina diária de tratamento e cuidados com o rosto. Aplicando sabonete adequado, tônico, hidratante, proteção solar e esfoliação semanal.

“Além disso, atente-se: sua pele precisa estar preparada diariamente para receber o tratamento clareador”

Como escolher o produto correto?

Primeiramente defina uma marca com credibilidade, produtos testados e com eficácia comprovada. Dê preferência a empresas de dermocosméticos que possuem uma equipe profissional para orientá-la, como por exemplo dermoconsultoras. Adquira produtos de cuidados diários associado ao clareador e faça uso contínuo, conforme a orientação do fabricante.

>>> FALE AGORA COM A DERMOCONSULTORA ÁRAGO E ESCLAREÇA TODAS AS SUAS DÚVIDAS

O que tem de mais moderno para tratar manchas em casa?

O que há de mais moderno no mercado atualmente é associar tecnologias inovadoras aos ativos ricos e direcionados a todo tipo de pele. Podemos citar a tecnologia suíça que reúne as células tronco da maçã a um poderoso renovador celular e antiage chamado Delentigo 4%.

Ele trata e previne as manchas, inclusive as senis encontradas nas mãos. Podemos destacar também como tecnologia de um excelente produto a união dos ativos clareadores extremamente ricos, como: uva ursi, ácido kojico, acido glicólico e niacinamida 4%.

Além disso, recomendo fazer uso de produtos nanotecnológicos, como a Vitamina C 15% em nanoesfera. Este tipo de tecnologia permite que a vitamina C seja entregue somente dentro da pele, fazendo com que ela penetre até as camadas mais profundas. Isso ajuda muito no processo de clareamento, além de ser um excelente Anti-aging.

Qual o prazo mínimo de melhora eu posso esperar?

Depende do caso. Manchas recentes são mais fáceis de tratar e a partir de 15 dias começamos a notar uma melhora.  Já nas manchas mais complexas o tempo é maior. Mas com dedicação os resultados aparecem mês a mês.

Gostou mais sobre como tratar as manchas na pele? Aproveite e envie esse texto para outras mulheres que têm dúvidas sobre esse assunto.