Você conhece a campanha Dezembro Laranja? Esse é o mês da conscientização e prevenção do câncer de pele, o tumor mais comum no Brasil de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A doença corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer no país. E, todos os anos, cerca de 185.000 novos casos são registrados.

Mas o que fazer para não se tornar parte dessa estatística? É isso o que vamos te contar no post de hoje!

Sinais de alerta para o câncer de pele!

Procure um médico dermatologista se identificar qualquer um desses sinais ou sintomas:

  • Manchas na pele que causam coceira, ardor, descamação ou sangramento;
  • Feridas que demoram mais de um mês para cicatrizar;
  • Manchas, pintas ou sinais com formato assimétrico, bordas irregulares, de tons diferentes e que mudam de tamanho rapidamente.

Como prevenir o câncer de pele?

O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele é a exposição excessiva ao sol, principalmente quando não é utilizado o protetor solar. Em um país ensolarado como o Brasil, é preciso saber como se prevenir. Confira:

  • Evite se expor ao sol entre 10h e 16h;
  • Sempre que for à praia ou piscina, procure lugares com sombra ou fique debaixo do guarda-sol;
  • Se possível, use roupas com proteção UV, além de bonés, chapéus e óculos com filtro de proteção solar.
  • Nunca se exponha ao sol sem uso de protetor solar. Os dermatologistas indicam passar no mínimo FPS30, independentemente do tipo de pele. Fora isso, lembre-se de reaplicar o produto a cada duas horas ou sempre que se molhar ou suar excessivamente. Os filtros solares à prova d’água também precisam ser reaplicados periodicamente para manter a eficácia.
  • Não esqueça de passar protetor nas orelhas e pés. Se possível, utilize também o filtro solar labial.

Ah, e não se engane, você também precisa passar o filtro solar em dias nublados. Pois mesmo que o Sol não apareça, a radiação atravessa as nuvens. Então, ainda assim, os raios UVA E UVB podem provocar queimaduras ou danificar a pele.

Por que tornar a prevenção um hábito?

O filtro solar é uma arma poderosa contra o aumento da incidência de câncer de pele. Os dermatologistas recomendam que todos o usem diariamente para proteger a pele dos nocivos raios ultravioleta do sol.

Mas o que muitos não sabem é que o protetor não previne apenas o câncer de pele. Ele também evita outras condições como manchas na pele, alergias, melanoma e até mesmo o envelhecimento precoce.

Tornar a prevenção um hábito é algo que não vai apenas ser benéfico para a sua saúde, mas também para a sua aparência e autoestima.

Câncer de pele: Faça da prevenção um hábito!

Quer saber como adicionar esse item na sua rotina de skincare? Confira algumas sugestões:

Antes de tudo, você precisa identificar qual é o protetor solar ideal para o seu tipo de pele. Em seguida, nós vamos te explicar como adicioná-lo a sua rotina.

  • Protetor solar para prevenir e tratar manchas no rosto:

A Árago possui o Protetor Solar Clareador, que além de prevenir o surgimento de nova manchas causadas pelo sol, também atua clareando as já existentes, uniformizando assim o tom da sua pele. Ele também possui efeito hidratante, com toque seco.

  • Protetor solar para pele acneica e oleosa:

O Protetor Solar BI-GEL é indicado para quem tem a pele acneica, pois além de proteger contra os raios solares, também controla a oleosidade ao longo do dia.

  • Protetor solar para todos os tipos de pele:

Esse filtro solar é para quem não possui uma necessidade específica de tratamento para a pele. Ele pode ser usado por qualquer pessoa que deseje se proteger do câncer de pele, evitar o envelhecimento precoce e manter a elasticidade da pele.

  • Maquiagem com proteção solar é essencial!

Para complementar sua rotina skincare, mantendo-se linda no dia dia, protegida do sol e ainda com a pele bem tratada, prevenindo linhas de expressão, você pode contar com a nossa linha HidraColors, maquiagem de tratamento. Possui 3 produtos super versáteis: BBCream, BBPowder (pó tonalizante) e o BBStick (base em bastão).

Como deve ser aplicado o protetor solar?

Se você planeja passar algum tempo ao ar livre, é importante que você se certifique de que a aplicação do protetor solar seja feita da maneira correta para evitar o câncer de pele ou outras doenças.

  • Quantidade certa:

É importante garantir que a quantidade certa de protetor solar seja aplicada. Se muito ou pouco for aplicado, pode deixar sua pele vulnerável a queimaduras solares e danos causados pelo sol, que são ambos problemas graves de saúde.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade ideal é uma colher de chá para o rosto.

E aí, gostou do artigo? Tome nota de todas as dicas e previna-se diariamente.